Campineira acha 7 gambás filhotes, pede ajuda para internet e eles sobrevivem

Campineira acha 7 gambás filhotes, pede ajuda para internet e eles sobrevivem
Sandra com os filhotinhos: mamadeirinha de 3 em 3 horas (Foto: Denny Cesare / Código 19)

Os gambás são bem pequenos, ainda mamam e os dentinhos estão nascendo. Para quem não conhece o animal ou nunca cuidou de um, pode parecer quase impossível dar mamadeira, fazer papinha e mantê-los quentinhos 24 horas por dia.

Mas esse é o desafio aceito pela aposentada Sandra Jeronimo de Sá, de 47 anos. Na sexta-feira (8) à noite, ela ganhou mais sete “filhotinhos” na casa. Para criá-los, ela postou um pedido de ajuda em um grupo no Facebook e teve retorno de muita gente na internet.

“Me emocionei muito com ajuda de todos. Agora sou a ‘mamãe gambá’. Dou mamadeira de três em três horas. De noite, me ensinaram a fazer uma papinha, com gema de ovos”, contou ela. Sandra também tem que manter o ninho artificial deles aquecido.

Os filhotinhos foram encontrados no quintal de casa, na sexta-feira pelo marido de Sandra, Aldenir de Sá. Eles moram no Condomínio Chácaras São Quirino, bem próximo ao Bosque Chico Mendes.

À noite, Aldenir foi retirar os ovos das galinhas que ficam no quintal para não serem roubados ou comidos por outros animais, como os próprios gambás.

“Ele primeiro viu a mamãe gambá. Ela estava doentinha e com os filhotes na “bolsa” em seu abdome. Ele ficou com isso na cabeça, pois ela estava muito quietinha, e depois voltou lá. Aí vimos os gambazinhos”, contou Sandra.

NINHO

Ao encontrarem os animais, o casal resolveu fazer um ninho dentro de uma árvore, protegendo de chuva e de outros animais. Mas, na manhã seguinte, a mamãe gambá morreu. Sandra e o marido, então, resgataram os pequenos e começaram a cuidar deles.

“Aí, fizemos a postagem no Facebook. Mas não esperava o retorno. Não sabia que eles tinham que tomar leite sem lactose, por exemplo”, contou ela.

COMEMORAÇÃO

Na rede, os internautas comemoram a boa saúde dos filhotes e esperam que a reintrodução dos gambazinhos seja tranquila.

Sandra contou que não sabe quando isso acontecerá, pois eles ainda são bem pequenos e estão fracos. “Eles são mansinhos, ainda não correm e os dentinhos estão nascendo. Mas moramos ao lado da mata, vamos devolvê-los. Sinto que a mamãe deles escolheu nosso quintal porque sabia que a gente ia cuidar”.

O GAMBÁ E O QUE FAZER

Se você mora perto de matas, pequenas florestas, parques ou áreas de proteção ambiental a visita de um gambá pode acontecer. No caso da Sandra, era uma gambá fêmea, que pode ter até 18 filhotes, que nascem com 2 semanas de gestação e completam seu desenvolvimento no marsúpio, a “bolsinha” no abdome.

Se um gambá aparecer na sua casa, a orientação é deixá-lo sair espontaneamente. Caso isso não ocorra e o animal fique arisco, você pode chamar a Polícia Militar Ambiental, no telefone (19) 3790-1420.

Por Sarah Brito

Fonte: A Cidade On

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *