Canadá: Equipe de resgate ajuda a libertar orca encalhada nas rochas

Canadá: Equipe de resgate ajuda a libertar orca encalhada nas rochas

Por Kate Good / Tradução Alda Lima

Quando se trata de notícias sobre baleias orcas, muito frequentemente as manchetes detalham o sofrimento desses animais em cativeiro. Sabemos que as baleias orca são criaturas incrivelmente dinâmicas e emocionais e, no entanto, continuamos a manter esses animais em cativeiro em tanques do tamanho de aquários para o bem do nosso entretenimento. Por esta razão, a maioria das histórias que ouvimos sobre orcas e humanos envolvem pessoas abusando delas ou explorando esses majestosos animais. A história a seguir, no entanto, demonstra exatamente o contrário.

Uma baleia orca fêmea ficou encalhada nas rochas de Whale Point, em British Columbia, no Canadá após a maré descer, e foi completamente incapaz de voltar para a água. Felizmente, uma equipe de pesquisadores de baleia do Cetacean Lab foi notificada e se propôs a dar uma mão.

Canada orca1

A orca estava claramente em perigo e gritava de agonia. “Nós decidimos que a melhor coisa a fazer seria mantê-la calma, isso significava colocar água sobre seu corpo e para isso usamos cobertores e lençóis”, disse Hermann Meuter, um cofundador do Cetacean Lab, em entrevista à CBCNews.

Canada orca2

Tentar mover a baleia estava fora de questão dado seu peso e a superfície rochosa irregular. A equipe percebeu que teriam de esperar que a maré voltasse para terem uma chance de soltá-la de volta na água sem mais danos.

No início, a orca ficou extremamente agitada pela presença da equipe de resgate. Meuter conta: “Era evidente que sua respiração estava ficando um pouco mais rápida”. Mas com o tempo, ela começou a entender que as pessoas estavam lá para ajudá-la e se acalmou. Para ajudar a mantê-la úmida e fria, a equipe a cobriu com cobertores encharcados e equipou uma bomba de água improvisada para manter um fluxo constante de água sobre ela por um total de seis horas!

Canada orca3

Apesar do período de tempo que faltava para a maré voltar, a equipe de resgate ficou a postos, assegurando que a orca estivesse confortável. Finalmente, por volta das 4 da tarde, o nível da água atingiu as rochas e a baleia começou a abrir aos poucos seu caminho de volta para as águas rasas. “Levou cerca de 45 minutos para ela encontrar a melhor forma de sair das rochas”, disse Meuter. “Todos nós apenas mantivemos distância àquela altura.”

Canada orca4

Quando ela finalmente submergiu, a equipe deu um muito antecipado suspiro de alívio. “Todos estávamos preocupados com esta baleia e tivemos muita sorte de dar a ela outra chance”, disse Meuter.

O incrível cuidado e respeito que esta equipe mostrou à baleia em necessidade é um exemplo com o qual todos nós poderíamos aprender. Todos os animais merecem ser tratados como indivíduos dignas de uma vida livre de danos e de exploração nas mãos das pessoas. Estamos muito felizes por esta orca ter sido capaz de retornar à vida selvagem e viver a vida para a qual nasceu.

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.