Canadá: Equipe de resgate ajuda a libertar orca encalhada nas rochas

Por Kate Good / Tradução Alda Lima
Quando se trata de notícias sobre baleias orcas, muito frequentemente as manchetes detalham o sofrimento desses animais em cativeiro. Sabemos que as baleias orca são criaturas incrivelmente dinâmicas e emocionais e, no entanto, continuamos a manter esses animais em cativeiro em tanques do tamanho de aquários para o bem do nosso entretenimento. Por esta razão, a maioria das histórias que ouvimos sobre orcas e humanos envolvem pessoas abusando delas ou explorando esses majestosos animais. A história a seguir, no entanto, demonstra exatamente o contrário.
Uma baleia orca fêmea ficou encalhada nas rochas de Whale Point, em British Columbia, no Canadá após a maré descer, e foi completamente incapaz de voltar para a água. Felizmente, uma equipe de pesquisadores de baleia do Cetacean Lab foi notificada e se propôs a dar uma mão.
A orca estava claramente em perigo e gritava de agonia. “Nós decidimos que a melhor coisa a fazer seria mantê-la calma, isso significava colocar água sobre seu corpo e para isso usamos cobertores e lençóis”, disse Hermann Meuter, um cofundador do Cetacean Lab, em entrevista à CBCNews.
Tentar mover a baleia estava fora de questão dado seu peso e a superfície rochosa irregular. A equipe percebeu que teriam de esperar que a maré voltasse para terem uma chance de soltá-la de volta na água sem mais danos.
No início, a orca ficou extremamente agitada pela presença da equipe de resgate. Meuter conta: “Era evidente que sua respiração estava ficando um pouco mais rápida”. Mas com o tempo, ela começou a entender que as pessoas estavam lá para ajudá-la e se acalmou. Para ajudar a mantê-la úmida e fria, a equipe a cobriu com cobertores encharcados e equipou uma bomba de água improvisada para manter um fluxo constante de água sobre ela por um total de seis horas!
Apesar do período de tempo que faltava para a maré voltar, a equipe de resgate ficou a postos, assegurando que a orca estivesse confortável. Finalmente, por volta das 4 da tarde, o nível da água atingiu as rochas e a baleia começou a abrir aos poucos seu caminho de volta para as águas rasas. “Levou cerca de 45 minutos para ela encontrar a melhor forma de sair das rochas”, disse Meuter. “Todos nós apenas mantivemos distância àquela altura.”
Quando ela finalmente submergiu, a equipe deu um muito antecipado suspiro de alívio. “Todos estávamos preocupados com esta baleia e tivemos muita sorte de dar a ela outra chance”, disse Meuter.
O incrível cuidado e respeito que esta equipe mostrou à baleia em necessidade é um exemplo com o qual todos nós poderíamos aprender. Todos os animais merecem ser tratados como indivíduos dignas de uma vida livre de danos e de exploração nas mãos das pessoas. Estamos muito felizes por esta orca ter sido capaz de retornar à vida selvagem e viver a vida para a qual nasceu.