Canadá: Filmagem secreta revela realidade doentia em um grande produtor de frango

Canadá: Filmagem secreta revela realidade doentia em um grande produtor de frango

Por Ameena Schelling / Tradução de Alice Wehrle Gomide

CANADA granja frangos 1216x700

Um novo vídeo realizado secretamente mostra uma rotina de abuso cruel que frangos sofrem no maior fornecedor de aves do Canadá.

A filmagem realizada na Fazenda Maple Lodge mostra funcionários colocando gaiolas em lavadoras industriais com frangos ainda vivos dentro delas. Outra filmagem mostra as aves sendo violentamente algemadas, congelando durante o transporte para o matadouro e tendo seus pescoços cortados enquanto ainda estavam conscientes.

“Esta é uma das piores filmagens que eu já vi”, disse ao jornal The Dodo Krista Osborne, diretora administrativa do grupo ativista Mercy For Animals Canadá (Misericórdia aos Animais Canadá, em tradução livre) que conduziu a investigação. A investigação que durou 6 meses foi finalizada em fevereiro.

AVISO: Contém Imagens Perturbadoras

Não é a primeira vez que a gigante empresa fornecedora de aves enfrentou acusações por crueldade animal. Em 2013, a Maple Lodge Farms foi condenada por crueldade contra frangos após 2.000 aves morrerem em temperaturas abaixo de zero a caminho do matadouro. Um juiz multou a companhia em $80.000 dólares canadenses e ordenou o gasto de $1 milhão em 3 anos para aprimorar o bem-estar das aves.

Em um vídeo postado no site da companhia, o presidente da Maple Lodge, Michael Burrows, disse que a empresa está investigando as alegações “perturbadoras” e tomará ações para prevenir futuras violações, incluindo a demissão de funcionários e mudanças nas práticas referentes ao bem-estar das aves.

Osborne disse que, se Burrows se preocupasse com o bem-estar animal, ele teria trabalhado rapidamente para acabar com a crueldade institucionalizada presente na sua companhia.

“Esta é a nona investigação que fizemos no Canadá, e todas as vezes que entramos disfarçados em alguma fazenda, nós presenciamos abusos chocantes”, Osborne disse. “Este não é um caso que ocorreu somente uma vez. Este é um problema sistêmico em toda a indústria e um problema sistêmico na Fazenda Maple Lodge”.

Mercy For Animals Canada pede às pessoas que viram e se chocaram com o vídeo que assinem a petição para a Fazenda Maple Lodge aprimorar seu padrão de bem-estar animal. Você pode encontrar a petição no site www.maplelodgeharms.ca.

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.