Candidata à presidência da Comunidade de Madrid quer referendo às touradas

Candidata à presidência da Comunidade de Madrid quer referendo às touradas
A praça de touros de Las Ventas, em Madrid, Espanha - LONELY PLANET

Isabel Serra, candidata do Podemos (em coligação com a Esquerda Unida e o movimento Madrid en Pie) à presidência da Comunidade Autónoma de Madrid, promete realizar um referendo à realização de eventos tauromáquicos na região, no caso de vencer as eleições agendadas para 26 de maio, que decorrem em paralelo com as europeias e as municipais.

A garantia foi dada no âmbito de uma visita à Festa de San Isidro, uma das celebrações mais populares de Madrid e que honra um dos padroeiros da cidade. As festividades incluem um dos pontos altos da temporada tauromáquica em Espanha, com a realização de várias touradas na Praça de las Ventas, a maior da Europa.

Serra defende a proibição, porque é possível haver festas populares – “fundamentais” para a vida da Comunidade – sem “maus tratos aos animais”. No caso de não vencer as eleições, ressalvou que esta proposta será uma prioridade nas negociações de uma eventual coligação com outros partidos. As últimas sondagens mostram que é provável que haja condições para a formação de uma maioria de esquerda com o partido Más Madrid e os socialistas do PSOE.

Esta tomada de posição surge no âmbito de eleições regionais, mas o Expresso consultou os manifestos eleitorais dos partidos portugueses às eleições europeias. Apenas o PAN faz uma referência à tauromaquia, de forma vaga. No capítulo dedicado ao bem-estar e proteção animal propõe “aprofundar legislação e regulamentação que termine com a utilização de animais em espetáculos nomeadamente circos com animais, corridas com cães, tiro ao voo, touradas e quaisquer outros eventos tauromáquicos, espetáculos aquáticos, entre outros que visem entretenimento cruel”.

Por João Pedro Barros

Fonte: Expresso / mantida a grafia lustiana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.