Canguru mata homem que o mantinha como animal de estimação

Aos 77 anos de idade, um homem morreu após ser atacado por seu canguru de estimação. Este foi o primeiro ataque fatal envolvendo cangurus na Austrália desde 1936.
De acordo com informações da polícia da Austrália Ocidental, a vítima foi encontrada por parentes em sua própria casa com graves ferimentos compatíveis com um ataque de canguru. O caso ocorreu na segunda-feira (12).
A imprensa australiana ainda relatou que os paramédicos não conseguiram entrar no local para fazer o atendimento de emergência. O motivo? O animal ameaçava atacar quem tentasse entrar na casa.
A polícia acabou matando o “pet” a tiros. Segundo as autoridades, o marsupial oferecia riscos aos parentes que estavam dentro da residência. O homem morreu no local.
Os cangurus são animais fortes, dentes afiados, garras e pernas poderosas. Além disso, possuem entre 1,2 e 1,8 metros de altura, ou seja, podem chegar a altura de um ser humano.
“Certamente, se eles estão encurralados ou em algum tipo de aflição, pode ser bastante perigoso”, disse Graeme Coulson, bióloga com especialização em marsupiais, à imprensa australiana. “O problema com os cangurus e as pessoas é que ambos são animais eretos. Quando ficamos de pé, ele observa que somos uma espécie de desafio, em especial quando falamos do canguru macho”, completou.
Manter cangurus como animal de estimação é crime na maioria dos estados australianos. Só é possível realizar esse tipo de criação em Victoria, mas é necessário possuir uma licença especial.
Em Redmond, na Austrália Ocidental, a pena por manter um animal selvagem em condição de maus tratos pode chegar a cinco anos de cadeia e multa de 55 mil dólares australianos (cerca de 192 mil reais brasileiros). No último ano, foram registrados outros três ataques de cangurus a pessoas.
Por Yuri Ferreira
Fonte: Hypeness
Nota do Olhar Animal: Animais silvestres não são “pets”. Tratá-los como tal, mesmo que criados desde pequenos, resulta em problemas para os animais e, muitas vezes, para seus tutores, como no caso relatado acima. Os animais têm sua natureza e seus interesses próprios, que podem não estar sendo observados. No fim, por vingança, o canguru acabou abatido ao invés de ser levado para algum santuário.