Canil clandestino, com animais maltratados, é descoberto e interditado em Petrópolis, RJ

Canil clandestino, com animais maltratados, é descoberto e interditado em Petrópolis, RJ

Animais desnutridos, famintos e cegos. Assim, 24 animais, na maioria fêmeas, foram encontrados em um canil clandestino, localizado no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, na tarde desta terça-feira (28). A ação contou com o apoio de policiais da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) da Polícia Militar.

O cenário encontrado no local indica que ali funcionava um centro de reprodução de animais de raça, com a finalidade da venda de filhotes.

As fêmeas eram usadas como matrizes de procriação para, posteriormente, a comercialização dos filhotes. Isso fica claro ao analisarmos as postagens e a configuração da empresa em nome da proprietária do local.

Além da desnutrição evidente, os animais estavam feridos e com sede, em especial os cães idosos. Também foram encontrados resquícios de um animal morto. Aliás, a denúncia central era de que lá havia um animal em estado de decomposição.

Localizando os responsáveis

Após investigação realizada pela Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), foi constatado que os responsáveis utilizavam as redes sociais para divulgar a venda de cães da raça husky siberiano, chihuahua, shih-tzu, poodle e cocker spaniel, todos oriundos da procriação no canil clandestino.

“O pior de tudo é que descobrimos que os responsáveis são pessoas que têm dinheiro e decidiram, por pura maldade, abandonar os animais nesse estado. São mais de 20 animais, que passavam fome, estavam com sede, desnutridos, sem saúde e viviam num ambiente totalmente insalubre. Já localizamos os responsáveis por isso e vamos fazer eles responderem na justiça por esse crime”, disse a deputada Joana Darc (União Brasil). Em suas redes sociais, a parlamentar fez apelo em busca de lares temporários, para os cães e os gatos resgatados.

“É inacreditável o estado em que esses animais foram encontrados. Até corpo de animal morto tinha no quintal da residência, porém foi retirado antes da nossa equipe chegar. Peço às pessoas para que me ajudem a conseguir um lar temporário para esses animais, pois eu estou lotada”, disse.

Maus-tratos é crime e, se condenado, o indivíduo pode pegar cinco anos de prisão, conforme a Lei nº 14.064, com aumento das penas combinadas quando se tratar de cão ou gato. Se comprovado o crime de maus-tratos, os responsáveis ainda deverão arcar com o tratamento médico-veterinário.

Fonte: Blog do Hiel Levy

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.