Canil clandestino mantinha animais em situação de maus-tratos em São José do Rio Pardo, SP

Canil clandestino mantinha animais em situação de maus-tratos em São José do Rio Pardo, SP

Um canil clandestino foi desmontado nessa segunda-feira, 2 de janeiro, pela equipe “Cadeia Para Maus Tratos”, do Delegado Bruno Lima – eleito deputado federal atuante no combate aos maus-tratos contra animais. Pelo menos 20, entre filhotes e matrizes adultas, foram resgatados, após serem encontrados em instalações precárias, em uma propriedade no bairro Santa Luzia, às margens da Rodovia Lupércio Torres, em São José do Rio Pardo.

A equipe chegou ao local após denúncia anônima, feita por uma pessoa que pretendia adquirir um filhote da raça Pinscher. O que o comprador não sabia é que as condições de criação dos animais eram tão precárias. Diante da constatação, acionou a equipe de Bruno Lima e uma equipe da Polícia Civil de São José do Rio Pardo também participou da operação.

Falando à reportagem de Gazeta do Rio Pardo, a ativista Roberta Lima, que participou do resgate, comentou sobre a operação. “As pessoas estão acostumadas a comprar o filhotinho em pet shop, aquela cena linda, gravatinha, animal bonitinho, mas não sabem o que existe por trás daquele filhotinho que está na loja”, disse, observando que não é recomendável que as pessoas comprem filhotes.

Ela observa que a população precisa ficar atenta à questão, destacando que “a maior parte dos maus tratos acontece dentro de casa, nos fundos de casa, então é muito importante a denúncia”.

Todos os animais resgatados foram encaminhados para o Projeto Jurema, coordenado pelo vereador de Aguaí, Henrique Pozer, que também é ativista da causa animal e veio a São José participar da operação.

Roberta lembra que os animais resgatados não estão disponíveis para adoção, já que agora fazem parte de um processo judicial. “Quem puder e quiser ajudar pode entrar em contato direto com o projeto”, comenta.

Ainda segundo a ativista, o caso foi acompanhado por veterinário de órgãos municipais, para atestar os maus tratos. Toda a ação foi relatada em boletim de ocorrência da Polícia Civil, e os responsáveis responderão a processo pelo crime de maus tratos, conforme previsto na Lei Federal 9605/1998.

Informações sobre como ajudar podem ser obtidas por meio do endereço @projeto_jurema no Instagram.

Fonte: Gazeta do Rio Pardo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.