Canil Municipal de Apucarana (PR) chega a 2 mil castrações

Canil Municipal de Apucarana (PR) chega a 2 mil castrações

O Canil Municipal de Apucarana alcançou no último sábado (25) a marca de 2 mil castrações realizadas no seu centro cirúrgico. A data foi marcada por uma homenagem a 20 veterinários que prestam serviço voluntário no local.

O agradecimento aos veterinários foi concretizado com a inauguração de uma placa que lista o nome de cada um deles, fixada ao lado de outra placa que marcou a inauguração do centro cirúrgico, em março de 2016.

O coordenador do Canil Municipal, Luan Rafael da Silva Santos, relacionou as melhorias que aconteceram no local nos últimos 6 anos e fez questão de destacar os nomes daquelas pessoas que deram início ao trabalho de proteção e acolhimento dos animais de rua na cidade. Cremilda Carmanhani, Marília de Rezende, Elizabete Lanovich, Ivone Chyoia, Jurema Gaunt e Pedro Preto, entre outros, são responsáveis pela criação do canil e sua manutenção por vários anos.

O prefeito Junior da Femac destaca que o Canil Municipal tornou-se nos últimos anos uma referência no Paraná, sendo visitado constantemente por representantes municípios em busca de conhecimento para levar essa experiência de sucesso para suas cidades. “A gestão Beto Preto também vem sendo marcada pela sua contribuição na luta para proteção dos animais”, afirmou Junior da Femac.

Criado há 20 anos, em 1997, somente a partir de 2013 o Canil Municipal recebeu investimentos que representaram um marco, tanto na melhoria das condições das instalações físicas, como na qualidade do atendimento dispensado a cães e gatos.

Após descumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado em 2011 pela prefeitura – na gestão anterior à atual – com o Ministério Público Estadual, o então prefeito Beto Preto assumiu o compromisso de construir um centro cirúrgico e reformar a sede do Recanto São Francisco de Assis (canil municipal). E, em março de 2016, as exigências do TAC foram cumpridas.

Naquela data foi inaugurado o centro cirúrgico do canil destinado a castração de animais, bem com a reforma completa da sede do canil, em área de 150 metros quadrados. As melhorias se estenderam ainda para as 32 baias, que abrigam em média 120 cães.

Na construção do centro cirúrgico a prefeitura investiu R$ 100 mil em mão de obra e materiais, enquanto a Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (Soprap) aplicou mais R$ 40 mil em equipamentos. A partir da inauguração do centro cirúrgico as esterilizações deixaram de ser feitas em clínicas particulares.

ESTERILIZAÇÃO – As castrações o centro cirúrgico do canil são realizadas por dois veterinários, cedidos pela prefeitura e pela Soprap, e os voluntários das clínicas particulares. Além dos animais do canil, a iniciativa atende aqueles de abrigos temporários (famílias que acolhem os animais por tempo determinado) da Soprap e de famílias de baixa renda.

A estrutura física do canil ainda conta uma área exclusiva para abrigar os gatos, onde existem diferentes espaços para alimentação e acomodação dos felinos. “Também nos últimos seis anos, os veículos sucateados foram substituídos. Hoje temos duas Vans destinadas a recolhimento e resgate de animais, e um Gol utilizado para averiguações de denúncias e serviços administrativos”, observa o coordenador do canil, Luan Santos.

O canil municipal acolhe e recupera, com alimentação adequação e medicação, cães e gatos que, posteriormente, são colocados à disposição para adoção. A exemplo de outras ações que contam sempre com a participação da Soprap, o canil realiza regulamente feiras de adoção de animais, que já estão vacinados e desvermifugados.

Disponibiliza ainda um aplicativo WhatsApp para receber denúncias. O número (43) 99626-3680 é exclusivo para comunicar maus- tratos de animais dentro do município de Apucarana. O canil de Apucarana funciona na Rua Cristiano Kusmaull (Estrada para o Rio Bom), sendo administrado pelo Município, em parceria com a Soprap. Além da atuação de voluntários, a Soprap fornece todos os medicamentos necessários. O município, por sua vez, fornece a ração e mantém uma equipe de seis funcionários (o coordenador, um médico veterinário, um fiscal de maus tratos e três tratadores e higienizadores).

O resgate de animais pode ser solicitado pelo telefone 3901-1051, e a denúncia de maus tratos pelo WhatsApp 99626-3680. O canil municipal atualmente abriga 160 cães e 90 gatos.

Veterinários homenageados:

Ana Flávia Pataluch, Andressa Tatessuji, Bráulio Palharini, Bruna Mayumi, Claudenor Vogt, Cláudio Niciide, Desirre Ancioto, Eduardo Pereira, Felipe Miyazaki, Hemile Rossi, Isadora Sartini, Jessica Oliveira, Leila Isono Pereira, Marcela Couto, Marcelo Ventrilho, Marcos Hara, Mariana Ventrilho, Priscila Macedo, Thaisa Soethe e Wilson Toschi.

Fonte: TN Online


Nota do Olhar Animal: 2 mil castrações em 37 meses representam uma média de 54 castrações por mês. Duas castrações e meia por dia útil. Isso é suficiente para controlar a população de animais em Apucarana?

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.