Canil Municipal de Araguari (MG) é alvo de reclamações sobre atendimento aos animais

Canil Municipal de Araguari (MG) é alvo de reclamações sobre atendimento aos animais

Por Mel Soares

Quase 60 cães entre filhotes e adultos encontram-se abrigados no Canil. O trabalho promovido tem sido alvo de reclamações feitas por alguns moradores, reivindicando por meio da imprensa, que os animais não recebem tratamento adequado. No entanto, apesar das críticas, a equipe do local afirma que os animais são bem cuidados, sendo bem alimentados e, quando preciso, medicados.

mg formiga canil1

Segundo o secretário de Serviços Urbanos Humberto Merola Junior, existe um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado com o Ministério Público, o qual orienta que o local abrigue o máximo de 30 animais.

Para diminuir o excesso, o local mantém parcerias com associações de proteção aos animais e a IMEPAC, por meio do curso de Medicina Veterinária. Através do apoio dado pela APROAMA (Associação de Proteção aos Animais e Meio Ambiente), diversas feiras de adoção têm sido realizadas. A próxima acontece nesta sexta-feira, primeiro de maio, na praça Getúlio Vargas, das 9 às 14h. Mais de 30 cães, abrigados no Canil, estarão à espera de um lar, dentre eles, vinte são filhotes.

Somente neste ano, a Associação conseguiu lar para aproximadamente 60 animais. “Além de Feiras, o nosso trabalho é realizado por meio da página do facebook, onde divulgamos casos de cães abandonados” detalhou Gina Debs, voluntária da APROAMA.

Desde a fundação da associação em 2009, mais de 1500 animais foram adotados. A voluntária explica a respeito dos procedimentos, que objetivam promover uma adoção responsável, que vai além da apresentação de documentos e dados pessoais. “As adoções são feitas de maneira consciente, ou seja, analisamos o perfil do adotante por meio de uma entrevista rápida. E ainda acompanhamos por algum tempo para verificar sobre a adaptação e se houve abandono. Neste último caso chamamos a polícia para a confecção de um Boletim de Ocorrência”, explicou.

Visitação ao Canil

O local está aberto ao público de segunda à sexta-feira, entre 10 e 12h e das 14 às 16, exceto feriados. Telefone para contato: 3690 3094.

Fonte: Gazeta do Triângulo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.