Canil municipal de Goiandira (GO) é encontrado completamente abandonado; VÍDEO

Canil municipal de Goiandira (GO) é encontrado completamente abandonado; VÍDEO
Em nota a prefeitura de Goiandira afirmou que gasta mensalmente cerca de R$ 25 mil com o canil// Foto: reprodução internet

Em vídeos que estão circulando pelas redes sociais nesta segunda-feira (31) é possível ver o descaso e o abandono do Canil Municipal de Goiandira. Os vídeos foram feitos por uma jovem que foi ao local, no último domingo (30), para adotar um cachorro do canil. Entretanto, ao chegar no canil a jovem se deparou com o local muito sujo, com animais em situação de abandono e maus-tratos.

Após a repercussão do vídeo a prefeitura do município publicou uma nota, onde ressaltou que o canil tem abrigado dezenas de animais, alguns haviam chegado recentemente no local, e por isso, eles estão em fase de recuperação. A prefeitura também afirmou que, nesta fase é normal que os animais não se alimentem direito, até a plena recuperação.

Vídeo: Canil municipal de Goiandira é encontrado completamente abandonado

Segundo o município o responsável pelo canil é o médico veterinário Danilo Faria, que durante todos os finais de semana e feriados vai ao canil para realizar visitas. Além do médico veterinário o Canil João Carlos Damas conta com funcionários nos finais de semanas nos turnos da manhã e da tarde. Assim como durante a semana, todos os animais ficam em recintos limpos e com o direito a banho de sol, além de receberem o carinho devido e cuidado necessário para os animais doentes.

Com a repercussão do vídeo, a polícia civil da cidade abriu um inquérito para investigar os motivos do abandono do local e dos animais.

Excesso de animais nas ruas

Em 2013, o Ministério Publico de Goiandira, firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a prefeitura do município para tentar acabar com o excesso de cães nas ruas da cidade. Além da necessidade da construção do canil.

Além do médico veterinário, o canil está sobre a responsabilidade do secretário de meio ambiente e um zelador. Todos foram contratados pela prefeitura de Goiandira.

Veja a nota da prefeitura:

A Prefeitura de Goiandira juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, vem por meio desta nota esclarecer algumas questões sobre o cuidado do Canil Municipal e respectivamente dos animais tratados no local, devido aos vídeos e textos que circulam nas redes sociais. A Prefeitura ressalta que a pauta animal é importante ao município, e deve ser levada sempre a sério, agradecendo o trabalho das pessoas que lutam em prol da causa animal, entretanto, o Executivo Municipal e secretaria reitera que os vídeos e fotos divulgados na tarde deste domingo (30), não foram colocados em seu verdadeiro contexto, e que os responsáveis do Canil Municipal não foram ouvidos.

O canil realmente está com lotação máxima, havendo a possibilidade de brigas entre os animais.

Viemos inteirar a comunidade que os animais estão sendo bem tratados, gerando um gasto mensal para os cofres públicos de aproximadamente R$ 25.000,00 com rações e remédios.

Vale ressaltar que o Canil abriga dezenas de animais, alguns deles chegaram recentemente, e por isso, estão em fase de recuperação. Nesta fase, é normal que os animais não se alimentem devidamente, até a plena recuperação. Tendo isso em vista, o responsável pelo Canil João Carlos Damas e médico veterinário Danilo Faria, relata que durante todos os finais de semana e feriados o canil recebe a visita dele e demais funcionários do local em dois turnos: pela manhã e pela tarde. Assim, como durante os dias de Expediente, todos animais ficam em espaços limpos, têm direito a banho de sol e recebem o carinho devido, e o cuidado especial para os que estão doentes.

O Executivo ressalta também que nenhum animal fica sem ração. O responsável pelo canil também ressalta que neste mês o local recebeu 40 sacos de ração, sendo para adultos e filhotes. O espaço também conta com diversos remédios, vacinas. Todos animais recebem o atendimento necessário, lembrando que a recuperação de animal para animal pode ser muito variável.

Conforme divulgado em alguns vídeos, algumas falhas podem ter acontecido, entretanto não seria por nenhum grande período que causasse prejuízo a qualquer animal, tendo em vista que o secretário de meio Ambiente Felipe Ferreira Coelho,foi ao Canil pela manhã, deste domingo acompanhado do prefeito Allisson Peixoto averiguando as condições do local. Mas, ressalta que a equipe está trabalhando para averiguar qualquer possível falha na rotina de serviço.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, órgão responsável pelo funcionamento do Canil Municipal, vem por meio desse, em vista das notícias veiculadas sobre a falta de ração no Canil Municipal de Goiandira, esclarece que:

– O CTA não ficou nenhum dia sequer sem alimentação para os animais, ou seja, o fato visto e divulgado ocorreu por conta de briga dos animais, vindo um animal a óbito naquele momento e não por falta de alimentação.

Quaisquer dúvida e esclarecimentos estaremos sempre a disposição.

Secretária de Meio Ambiente e Prefeitura de Goiandira

(Ascom Goiandira)

Veja o vídeo da situação do local

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)

Por Estefhanny Garcia

Fonte: Diário do Estado

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.