Canil Municipal de Juiz de Fora (MG) abriga 200 cães acima do suportado

Canil Municipal de Juiz de Fora (MG) abriga 200 cães acima do suportado
O espaço abriga, atualmente, 700 cachorros. — Foto: Kátia Franco/Divulgação

O Canil Municipal de Juiz de Fora está com cerca de 200 cães acima do suportado na unidade, de acordo com a Secretaria de Saúde da cidade. A situação foi verificada pela vereadora Kátia Franco (PSC), que solicitou informações sobre o caso junto à Prefeitura no dia 7 de janeiro de 2021.

Em entrevista ao G1, Kátia Franco, que também é presidente da Comissão de Defesa, Controle e Proteção dos Animais, contou que a superlotação foi constatada por meio de visitas ao espaço, além de conversas com funcionários da unidade. Até a data da entrevista, a vereadora não havia recebido retorno da Prefeitura sobre a situação.

Em nota,ao G1 a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora confirmou o número maior que o suportado. A Parta afirmou que, atualmente, 700 cães ocupam um espaço construído para 500 animais no Canil. Também informou que a pandemia do coronavírus influenciou no número de animais abandonados.

A superlotação da baias pode causar estresse e briga entre os cães. — Foto: Kátia Franco/Divulgação

A vereadora Kátia Franco cita brigas, estresse e até mesmo mortes como consequências da superlotação do Canil. Segundo ela, é necessário o aumento no número de baias no local. 

“Desde a inauguração do Canil nunca teve um aumento [do número de baias]. Está com o mesmo número, sendo que com mais que o dobro de animais resgatados”, afirmou a parlamentar. 

Kátia citou ainda a situação do gatil que, segunda ela, precisa melhorar na parte de maternidade e nos sanitários. A Secretaria de Saúde disse que o gatil abriga, atualmente, 100 gatos, mas não divulgou a quantidade de animais suportada no local. 

Campanhas e castração
 
A castração em massa é uma medida fundamental para o controle do número de animais abandonados na cidade e, consequentemente, diminuição da superlotação do Canil, de acordo com a vereadora.

“Enquanto o poder público não entender que precisamos castrar e castrar muito, não iremos avançar”, afirma. 

Além disso, a realização de campanhas educativas sobre a importância da castração e da guarda responsável de animais também pode ajudar a reduzir o abandono, além das aulas de educação ambiental para crianças e jovens.

Posicionamento da Prefeitura
 
A Secretaria de Saúde alegou que o aumento no número de animais abrigados pelo Canil Municipal cresceu em 2020, por conta da pandemia do coronavírus. No entanto, segundo a pasta, são registradas cerca de 36 adoções por mês na unidade.

A nota também informou que a última reforma realizada no Canil Municipal foi em 2019 e que o castramóvel continua em funcionamento na cidade.

“Além disso, a licitação para um novo castramóvel está sendo avaliada, para que as condições do edital possam selecionar a melhor clínica prestadora de serviço”, afirmou a pasta.

O Canil, que era administrado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) até 2020, está agora sob o comando da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS). A função de monitoramento e controle da saúde animal e a gestão do Fundo Municipal de Proteção dos Animais também está sendo realizada pela Secretaria de Saúde.

A responsável pela SSVS, Cecília Kosmann, já visitou o Canil Municipal para identificar problemas e iniciar o planejamento de intervenções.

Já o veterinário Fábio Valverde, coordenador do Canil, destaca que o local conta com 34 funcionários, realizando em média 40 atendimentos diários aos animais abrigados, como a realização de curativos, intervenções cirúrgicas, procedimentos de limpeza e higiene, entre outros.

Vacinação

Também na nota enviada ao G1, a Secretaria de Saúde afirmou que os 700 cães abrigados pelo Canil estão com a vacinação atrasada há um mês e meio.

O atraso se dá pois, segundo a empresa vencedora da licitação, a pandemia do coronavírus interferiu na entrega das doses. Os animais precisam ser receber a vacina antirrábica, que combate a raiva, e a múltipla, que previne leptospirose, sinomose, carvovirose, coronavisore e hepatite infecciosa.

Segundo a Secretaria, a Divisão de Recursos Materiais do Demlurb está em contato com a empresa vencedora do processo licitatório, para saber se já está em condições de fornecer o produto. A expectativa é de que até março o problema esteja solucionado.

Adoção

A pasta conclui que a solução imediata para a superlotação do Canil Municipal é o aumento no número de adoções. No entanto, por conta da pandemia, é impossível a realização de feiras de adoção.

No entanto, a campanha virtual “Me Adota Aí”, realizada pela Secretaria de Comunicação (Secom), em parceria com o Canil Municipal, já conseguiu encontrar um lar para mais de 20 animais em 2021.

Saiba como adotar um dos pets abrigados no Canil. — Foto: Kátia Franco/Divulgação

Os interessados em adotar um animal devem entrar em contato com o Canil pelo número (32) 3225-9933, de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h30 e das 12h às 16h para agendar uma visita.

O endereço é Rua Bartolomeu dos Santos, Bairro São Damião. É necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência, além de ter mais de 18 anos de idade.

Por Milena Grijó

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.