Canil Municipal de Juiz de Fora (MG) passa a ser administrado pela Secretaria de Saúde

Canil Municipal de Juiz de Fora (MG) passa a ser administrado pela Secretaria de Saúde
Canil Municipal de Juiz de Fora — Foto: Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação

A gestão do Canil Municipal de Juiz de Fora passou a ser feita pela Secretaria de Saúde. Até então, os serviços eram geridos pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).

O anuncio foi divulgado pela Prefeitura, nesta quarta-feira (27). O local tem o objetivo de acolher animais resgatados nas ruas ou em condições de maus-tratos, e garante segurança e bem-estar.

A medida foi adotada para integrar o conceito de “one health”, que interliga a saúde animal, humana e ambiental, segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Cecília Kosmann.

“A partir do momento em que o os cuidados do canil passam para a Secretaria de Saúde, que tem todo conhecimento da parte epidemiológica, de vigilância e assistência, há um fortalecimento das ações da pasta, além das políticas públicas que continuarão em parceria com o Demlurb em relação à localização da estrutura na parte de recolha dos animais. Essa mudança vai possibilitar tratar, não só a saúde e o controle da população de animais na cidade, como também o monitoramento das zoonoses que se relacionam às doenças humanas”, explicou Cecília.

De acordo com o veterinário Fábio Valverde, atual coordenador do canil, 34 funcionários trabalham no local, incluindo dois veterinários e dois estagiários.

Fábio ressaltou que, em média, são oferecidos entre 30 e 40 atendimentos aos animais abrigados diariamente, incluindo a realização de curativos, intervenções cirúrgicas, procedimentos de limpeza e higiene.

Atualmente, o Canil Municipal conta com a presença de 700 cães, 100 gatos e quatro cavalos, os quais recebem os cuidados necessários até que sejam adotados.

Eles são separados por baias, gatis e currais higienizados pelo menos três vezes por dia, por macho e fêmea, porte, temperamento e idade, a fim de evitar possíveis brigas entre os animais. Recebem água à vontade e ração de qualidade indicada para adultos e filhotes. 

Adoção

Interessados em adotar um animal do Canil Municipal podem entrar em contato pelo telefone (32) 3225-9933, de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h30 e das 12h às 16h para agendar a visita.

O endereço é Rua Bartolomeu dos Santos, Bairro São Damião. É necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência, além de ter mais de 18 anos de idade.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Quanto atraso em Juiz de Fora! Enquanto em várias cidades as políticas para os animais, antes responsabilidade de secretarias de saúde, passaram a ser executadas pelas secretarias de meio ambiente ou por secretarias próprias para os animais, esta cidade mineira ainda lidava com a questão com seu Departamento de Limpeza Urbana. Difícil não imaginar que, na ótica do Executivo do município, os animais não passavam de lixo. De qualquer forma, parece ter havido um avanço.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.