Cão acorrentado pelo pescoço é resgatado à beira da morte em Cuiabá, MT; imagens fortes

Um cachorro foi encontrado preso com corrente “fincada” em seu pescoço, na tarde desta quarta-feira (04), no bairro Altos da Serra I, em Cuiabá.
O animal foi resgatado e levado para receber cuidados veterinários pela equipe da Defesa Animal da Prefeitura.
O cachorro estava assustado e agressivo, mas foi acalmado pelos cuidadores. Logo depois, foi solto e os machucados no pescoço ficaram expostos. A corrente estava tão apertada, que rasgou a pele e atingiu os músculos, deixando todo o entorno do pescoço dilacerado. O cão morreria em poucos dias se não fosse resgatado.
O RepórterMT recebeu a informação de uma motorista de aplicativo que passou pelo local. E informou o grupo de cuidadores Guardiões das Patas, que acionou a secretaria municipal.
A equipe foi ao local e encontrou o animal amarrado em um terreno baldio e bastante debilitado.
Havia um outro cachorro no terreno, mas como ele estava solto e não tinha sinais de violência ou maus-tratos, não foi resgatado.
O dono do imóvel não foi encontrado, mas as equipes do Bem Estar Animal devem voltar no local para notificá-lo sobre a situação de maus-tratos. Crime que dá cadeia.
O cachorro foi levado a uma clínica veterinária, onde vai passar por cirurgia. Logo depois, será colocado para adoção.
Punição
Maltratar animais é crime! A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.
Por João Aguiar
Fonte: RepórterMT