Cão de resgate “brutalmente” apreendido por policiais “arrogantes e intimidadores”

Cão de resgate “brutalmente” apreendido por policiais “arrogantes e intimidadores”
Indy foi apreendido pela polícia depois de supostamente morder uma criança (Imagem: Claire Harding)

A polícia de Bedforshire foi forçada a defender os oficiais que “brutalmente” apreenderam um cão resgatado seis semanas depois que ele supostamente mordeu e feriu uma criança.

Claire Harding postou um vídeo no Facebook ontem (3 de fevereiro) de policiais de Bedforshire apreendendo a mãe do cão resgatado, Indy, colocando cambão em volta do pescoço dela.

Um vídeo mostra o cão estressado lutando enquanto ela é arrastada para fora da casa por dois policiais, o que Claire descreveu como “intimidador”.

Indy é um cão de resgate romeno que Claire diz ter sido jogado nos portões de um abrigo como um cachorrinho de oito meses.

Claire disse no Facebook que Indy não é uma raça proibida, como um pit bull, ou um cão perigoso. Ela disse que um mandado foi emitido em 23 de dezembro do ano passado e levou cerca de seis semanas para executá-lo.

Claire acrescentou que não entendia como a polícia “não estava preocupada com o que um cão potencialmente ‘perigoso’ poderia fazer em seis semanas porque eles precisavam nas palavras do policiais “reunir recursos””.

Um vídeo feito por Claire mostra Indy em perigo enquanto policiais tentam removê-la da casa com cambão.

Ela disse: “Os tutores de cães eram arrogantes e intimidantes, apresentando-se com cambão e quando minha mãe perguntou se ela poderia ter apoio eles negaram e a ênfase era em removê-la por qualquer meio.

“Eles disseram que quebrariam a porta se não tivessem acesso à propriedade. Depois de 90 minutos, eles entraram na casa e pegaram Indy com um cambão.

“O mesmo tipo de cambão que foi responsável pela nossa [outra cadela] Gina que sofreu os ferimentos que a cegaram na Romênia”.

“Hoje a Indy se encolheu quando eles entraram em sua direção. Ela não mostrou uma única agressão, mas eles a arrastaram com seu cambão aterrorizado e fazendo-a defecar e molhar-se de medo”.

“Que vergonha para você polícia de Bedfordshire”, acrescentou.

Um vídeo do incidente foi compartilhado na mídia social

Membros do público acusaram os oficiais de crueldade animal, mas outros disseram que isso tinha que ser feito por razões de segurança pública.

Hoje (4 de fevereiro) a polícia de Bedfordshire foi forçada a defender as ações de seus oficiais, depois de tomar conhecimento que o vídeo estava circulando nas redes sociais.

Peter Madden, o perigoso conselheiro de cães dos Serviços de Proteção Conjunta de Bedfordshire, Cambridgeshire e Hertfordshire, disse: “Ontem (quinta-feira) apreendemos um cão em Biggleswade como parte de uma investigação sobre um incidente onde um cão é relatado ter mordido e ferido uma criança”.

“Nossa abordagem é sempre tentar colocar o cão na van com a ajuda do dono, onde é possível fazê-lo, mas infelizmente não conseguimos fazê-lo nesta ocasião e tivemos que usar táticas diferentes, como postes de controle de animais”.

Ele acrescentou: “Embora entendamos que incidentes como esses podem ser angustiantes, temos que colocar a segurança das pessoas em primeiro lugar enquanto nossa investigação ocorre”.

“Conversamos com o proprietário esta manhã e fornecemos uma atualização, e continuaremos a mantê-los informados”.

“O cão foi levado para canis particulares onde está sendo bem cuidado, e permanecerá aqui enquanto o caso está sendo investigado”.

Por Oliver Prince / Tradução de Fátima C. G. Maciel

Fonte: Bedfordshire Live

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.