Cão é abandonado, corre atrás do tutor e quase é atropelado; assista

Animal foi deixado em frente ao Hospital Veterinário de Curitiba. Cerca de 13 mil animais estão abandonados nas ruas, diz prefeitura.
Uma funcionária do Hospital Veterinário de Curitiba flagrou o momento em que um cão foi abandonado por um motorista em frente ao local. No vídeo, é possível ver o momento em que o cão é deixado no pátio de estacionamento. O cão tenta correr atrás do veículo na tentativa de alcançar o tutor e quase é atropelado pelos carros que passam pela rua. De acordo com o hospital, alguns veterinários correram para tentar resgatar o animal, mas ele não foi encontrado. Assista ao vídeo.
Conforme um levantamento divulgado pela Prefeitura de Curitiba, mesmo sendo crime previsto em lei, a situação de abandono é recorrente na capital e cerca de 13 mil vivem soltos nas ruas.
Em uma outra situação de abandono registrada em Curitiba, um homem deixou três filhotes em frente a uma escola de adestramento, no bairro Bacacheri. A caixa estava lacrada, e os animais, que foram acolhidos pelos donos do local, estavam desnutridos. “Além disso, eles estavam infestados de pulga. Nós tivemos que castrar, vacinar e oferecer vitaminas para que eles pudessem retomar a saúde”, conta Izabella Pereira. Após o tratamento, os cães foram disponibilizados para doação.
Abandonar ou maltratar animais é crime ambiental previsto na Lei Federal nº. 9.605. A ação pode gerar detenção de três meses a um ano. Em Curitiba, as denúncias podem ser feitas através do 156.
Acolhimento
As atividades de recolhimento indiscriminado de animais, que era conhecida como “carrocinha”, estão extintas na capital desde 2005. Atualmente, existe apenas o recolhimento de cães de grande porte e ferozes, que podem apresentar riscos à população. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Guarda Municipal.
Mutirões para microchipagem e atualização de vacinas também são feitos gratuitamente pela prefeitura em parceria com a Faculdade Evangélica na capital. A ação é realizada a cada dois meses.