Cão é asfixiado com fios e morto com requintes de crueldade no bairro Faisqueira, em Pouso Alegre, MG

Um cão de porte médio, sem raça definida, foi morto na manhã desta segunda-feira (16), com requintes de crueldade na Vila Nossa Senhora Aparecida, no conglomerado do bairro Faisqueira, em Pouso Alegre. “Simba”, como era chamado, foi visto por uma vizinha caído na calçada da sua tutora. Ela disse que se afastou de casa por cerca de 20 minutos e ao retornar recebeu a notícia da morte do cão da família.
Conforme relatos da tutora, o animal estava com fios enrolados apertando o seu pescoço e focinho, o que pode ter ocasionado asfixia seguida de morte. “Pode ter sido uma morte lenta e cruel, com requintes de tortura, imposta ao animal”, observou um morador ao ver o cão morto.
Diante da cena clara de morte provocada, a tutora pediu ajuda em ongs de proteção animal e orientações de como proceder para denunciar o caso de maus-tratos. Ela foi orientada a procurar a Polícia Ambiental, onde foi feita uma ocorrência e levada à Delegacia de Polícia Civil para investigação. Segundo a tutora, o cão já tinha sido ameaçado de morte por uma vizinha.
LEI PUNE
Maus-tratos a animais é crime previsto em lei e tem severas punições. Em 2020 a Lei 9.605/98, que tratava de crimes e maus tratos contra animais foi revista. Ela foi alterada pela Lei 14.064/20 (Lei Sansão) que impõe pena de dois a cinco anos de reclusão para o infrator que matar, causar danos ou maus tratos a cães e gatos.
A criação da Lei Sansão foi motivada pela crueldade praticada contra uma cadela em Osasco, no interior de São Paulo. O animal foi espancado e envenenado pelo segurança de um supermercado. O crime foi praticado na porta do estabelecimento em 2020 e mobilizou a sociedade em torno de penas mais severas para punir crueldade contra os animais.
Fonte: Portal da Cidade