Cão é envenenado no bairro João Winckler, em Xanxerê, SC

Um cão foi envenenado na Rua Levi Linhares, no Bairro João Winckler, em Xanxerê. O caso foi registrado na última semana e veio à tona após a filha da tutora fazer uso das redes sociais para reclamar do fato.

De acordo com Eliane Macedo, o cão, felizmente, não morreu, mas segue internado. O pedido é para que os moradores do local, fiquem em alerta.

– Gostaria de parabenizar os sem coração da Rua Levi Linhares que tiveram a capacidade de dar veneno pra cachorrinha da minha mãe. Lembrando que a mesma fica trancada no pátio – disse a moradora.

Envenenamento

De forma geral, os sintomas mais comuns nas intoxicações por venenos de cães e gatos são quadros convulsivos; apatia: o animal não responde a estímulos e há mudança brusca do comportamento normal; salivação excessiva, misturada ou não com vômitos; podem ocorrer fortes tremores musculares ou fraqueza, como o animal não conseguindo ficar em pé; e ainda ele pode apresentar sangue na urina ou diarreia. Nos casos de envenenamento, a procura por um veterinário deve ser feita o quanto antes.

Crime

Matar gato ou qualquer outro animal é crime, independentemente de animal doméstico, silvestre, nativo ou exótico. O artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais, de 1998, prevê detenção de três meses a um ano e multa para quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar” qualquer tipo de animal. Se houver a morte do bichinho, a pena aumenta até um terço.

Por Alessandra Bagattini

Fonte: Lance Notícias

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.