Cão morre por desnutrição em Itajaí, SC

Cão morre por desnutrição em Itajaí, SC
Cão morre por maus-tratos em Itajaí. – Foto: Guarda Municipal de Itajaí

Um cachorro morreu no sábado (8), após ser resgatado pela Guarda Municipal (GM) de Itajaí. Ele foi encaminhado à  Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), porém devido o quadro avançado de desnutrição ele morreu.

O animal foi encaminhado ao veterinário, mas não resistiu. – Foto: Guarda Municipal Itajaí

Segundo informações da GM, o tutor do animal não foi notificado, por se tratar de uma família de baixa renda, que alegou passar por dificuldade financeiras. Apenas foram instruídos sobre o que deveriam ter feito para evitar o ocorrido.

A GM informou que no quintal da casa, no bairro Nossa Senhora das Graças, o cão estava preso por corrente. Haviam no local dois potes, um com água e outro vazio, onde deveria ter o alimento para o cão.

Vale lembrar que segundo o Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, maltratar animais silvestres, ou domésticos é crime, e pode resultar em prisão de três anos. Mesmo assim, a maior parte dos casos fica impune.

Por Isabela Corrêa

Fonte: ND Mais


Nota do Olhar Animal: Pelo relatado na matéria, a Guarda Municipal (GM) flagrou um crime e por sua decisão arbitrária não denunciou o autor. Cabe ao Judiciário definir se ele deve ser punido e a proporcionalidade da pena, nunca à Guarda Municipal, que falhou e, assim, acabou por estimular a impunidade para crimes contra animais.

Guarda Ambiental resgata cão com sinais de maus-tratos em Itajaí, SC

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.