Cão morto a pauladas e pets sem comida em Macapá (AP) estão entre maus-tratos registrados em julho

Cão morto a pauladas e pets sem comida em Macapá (AP) estão entre maus-tratos registrados em julho
Cachorro resgatado que não recebia alimentação. — Foto: Lívia Pontes/Arquivo Pessoal

A Polícia Civil encerrou o mês de julho com o resgate de 17 animais vítimas de maus-tratos em Macapá, sendo 15 cães e 2 aves. Eram casos de aves mantidas em cativeiro, pets sem comida, vivendo em locais insalubres e até um cão que, mesmo recebendo socorro, morreu após levar pauladas de um vizinho do dono.

Os casos são investigados pela Delegacia do Meio Ambiente (Dema), que conseguiu responsabilizar quatro pessoas por maus-tratos e uma pelo crime ambiental de manter em cativeiro animal silvestre.

Aves mantidas em cativeiro foram resgatadas pela polícia. — Foto: Lívia Pontes/Arquivo Pessoal

De acordo com a titular da Dema, delegada Lívia Pontes, o caso que mais chocou foi o do cachorro morto a pauladas. O pet foi resgatado com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

“Após a denúncia do dono fomos até o local e ainda encontramos o animal vivo, respirando com dificuldade. Foi uma comoção geral para tentar fazer uma maca para o animal, levamos pra clínica, mas infelizmente ele não resistiu”, contou.

Vídeo: Delegacia de Meio Ambiente resgatou quase 20 animais vítimas de maus-tratos em Macapá.

O infrator foi identificado, levado para a delegacia, onde assinou um termo de compromisso e depois foi liberado. O crime de maus-tratos tem pena de 3 meses a 1 ano de detenção, o que a delegada considera uma punição baixa.

“A gente conseguiu identificar a pessoa, trouxemos para a delegacia, mas infelizmente o crime de maus-tratos tem uma pena muito baixa: é de detenção de 3 meses a 1 ano. A pessoa assina um termo de compromisso na delegacia e é liberada”, comentou.

Lívia Pontes, delegada titular da Dema. — Foto: Jorge Júnior/Rede Amazônica

Os cães resgatados foram levados para o abrigo da ONG Anjos Protetores e as aves, entregues para a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Revecom.

Para denunciar crime de maus-tratos, o cidadão pode enviar vídeos, fotos e relatos para o WhatsApp (96) 98148-7378 ou preencher boletim de ocorrência na delegacia virtual disponibilizada pela Polícia Civil.

Cão que estava vivendo em local insalubre. — Foto: Lívia Pontes/Arquivo Pessoal

Por Victor Vidigal

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.