Cão resgatado pela Polícia Ambiental é diagnosticado com câncer, diz veterinário

Cão resgatado pela Polícia Ambiental é diagnosticado com câncer, diz veterinário
Animal foi capturado pela equipe da Polícia Militar Ambiental e encaminhado para tratamento. (Foto: Divulgação)

Após avaliação clínica e exames médicos, o veterinário Jefferson Renan de Araújo Leite constatou que o cão apreendido anteontem sob suspeita de maus-tratos, no Jardim Piatã, em Mogi das Cruzes (SP), não sofreu violência física ou sexual. Segundo ele, o animal está com um câncer venéreo transmissível que aparenta que ele foi violentado, no entanto, trata-se de uma enfermidade.

De acordo com o profissional, ele recebeu o animal após o resgate da Polícia Militar Ambiental, que diante da denúncia de vizinhos do dono do cão, solicitou os exames. “Este tipo de doença pode mesmo confundir aqueles que não conhecem”, explica. Ele enviará nos próximos dias o laudo final da avaliação à Delegacia Ambiental de Mogi.

Leite atende frequentemente casos de suspeita de maus tratos e acaba informando a Polícia. Ele conta que os mais frequentes são de animais abandonados em residências e agredidos. “É importante frisar que várias lesões caracterizam o mau trato, como corte de orelha e rabo. Então é aconselhável o dono procurar um profissional antes de fazer qualquer procedimento do tipo no animal. Já quando existe a suspeita de má conduta com o animal, a pessoa sempre deve denunciar”, explica.

O delegado Plinio Tadeu de Andrade Jubram é o responsável pela abertura do Termo Circunstanciado que investiga o caso. Ele ouviu o autor, Edmilson e também as testemunhas. “Ele nega qualquer agressão e diz que o animal estava doente”. Jubram tem até 30 dias para enviar o TC ao Fórum de Mogi. A Secretaria do Estado de Segurança Pública (SSP) reforçou as informações do delegado e esclareceu que o dono do animal foi liberado após o depoimento. “A autoridade policial aguarda a conclusão dos laudos e busca por testemunhas que possam contribuir com a investigação”, trouxa a nota enviada à reportagem.

A apreensão do cão ocorreu no momento em que a Polícia estava no bairro para atender uma denúncia de mesmo teor contra ‘Roberto’. No entanto, chegando lá, os vizinhos informaram sobre o outro caso e os agentes foram ao local para averiguar. Chegando no local e diante da situação do animal, o dono foi multado em R$ 3 mil pela Polícia Militar Ambiental e encaminhado à Delegacia. O Diário solicitou informações sobre as ocorrências deste tipo na Cidade à assessoria de imprensa da PM, mas não recebeu retorno até o fechamento desta matéria.

Por Natan Lira

Fonte: O Diário de Mogi

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *