Cão Sansão ganha prótese e aprende a andar com três patas: ‘mais uma vitória’

Cão Sansão ganha prótese e aprende a andar com três patas: ‘mais uma vitória’
Tutor do cachorro, o autônomo Nathan Braga celebra a conquista do "melhor amigo" Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

O cão Sansão, que teve as duas patas traseiras decepadas em um brutal ataque e que inspirou a criação de uma lei que aumenta a punição para quem maltrata cães e gatos, agora caminha com a ajuda de uma prótese. Desde o último dia 20, o pitbull faz fisioterapia para se adaptar ao acessório que substitui a parte do corpo.

A expectativa é de que, daqui a no máximo seis meses, ele tenha vida normal com as três patas – sendo uma artificial. “Ele está em processo de adaptação. Vai poder ficar até 12 horas por dia com a prótese. E, depois de adaptado, vai conseguir fazer tudo sozinho, vai ter a vida dele normal”, comemorou o tutor Nathan Braga, de 22 anos. 

 A prótese de Sansão veio dos Estados Unidos e foi doada pela ONG paulista “Patas Para Você”. Por ter apenas o coto da outra pata, o equipamento não seria viável. “Ele não tem articulação para movimentar uma outra prótese. Mas os especialistas estão analisando se tem como ajudar ele na perninha que ainda falta” explicou Braga.

No primeiro passeio na rua, Sansão fez o que era esperado: marcou território urinando em um muro. “Foi muito emocionante. Foi uma vitória, mais uma vitória. Depois de tudo que aconteceu com ele, ficamos felizes por essa conquista”, declarou o tutor de Sansão.

Apesar do uso da prótese, o pit bull terá que fazer fisioterapia pelo resto da vida. Atualmente, ele faz sessões três vezes por semana.

Violência

O caso de agressão envolvendo Sansão teve repercussão nacional. O crime aconteceu em julho do ano passado, quando o cachorro tomava conta de uma fábrica de ensacados em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ele foi amarrado com arame farpado e teve as duas pernas traseiras decepadas por um vizinho do local. Após a barbárie, o cachorro ganhou uma cadeira de rodas especial para conseguir se locomover.

Relembre a história de Sansão:

Também por causa da repercussão do crime, que chocou todo o Brasil, o Senado aprovou e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a Lei 1.095/2019, denominada “Sansão”, que amplia significativamente a punição para o crime de maus-tratos praticados contra cachorros e gatos. 

O texto alterou a lei de crimes ambientais, que prevê pena de três meses a um ano de detenção e multa para crimes contra todos os animais. O novo dispositivo prevê prisão de dois a cinco anos de detenção, multa e proibição de guarda para quem maltratar, ferir, abusar ou mutilar cães e gatos, especificamente.

Por Renata Evangelista

Fonte: O Tempo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.