Cão Sansão volta a andar graças a doação de prótese

Cão Sansão volta a andar graças a doação de prótese

O cão da raça pit bull, que em 2020 perdeu as duas pernas traseiras por maus-tratos, recebeu uma prótese canina de última geração doada pela associação de proteção animal Patas Para Você. 

A prótese, desenvolvida em Denver, nos Estados Unidos, conta com a mais alta tecnologia na área de próteses animais, em material termoplástico, feita sob medida para substituir uma das pernas traseiras do animal. 

Para a confecção da prótese, foi feito um molde de gesso sintético, com base no membro afetado, o que permitiu que a prótese fosse similar ou quase idêntica à perna perdida. É uma pena que só foi possível substituir uma das duas pernas traseiras do cãozinho, porque elas foram amputadas em áreas diferentes. Apenas a esquerda possibilitou o encaixe da prótese. 

Para relembrar o caso, Sansão, um cão de raça pit bull, foi amordaçado com arame farpado no focinho e teve suas pernas traseiras decepadas. O caso gerou manifestações a favor de normas mais severas contra atos cruéis a animais. Assim, uma nova Lei que criminaliza os maus tratos aos animais foi sancionada em 29 de setembro de 2021 e ficou conhecida como “Lei Sansão”. 

A prótese vai possibilitar que Sansão volte a andar, com três patas, após um breve período de adaptação. Com a doação, a associação de proteção animal Patas Para Você, faz jus ao nome, oferecendo de presente uma “pata para Sansão”. 

Sobre a associação

A Patas Para Você é uma associação beneficente, assistencial e sem fins lucrativos de proteção aos animais. O trabalho realizado pela Patas Para Você, que tem sede na capital paulista, oferece tratamento especial aos cães mais necessitados. Cada procedimento cirúrgico envolve diversos tipos de exames veterinários e os profissionais qualificados do mercado. Até o momento, mais de 1.200 cachorros já foram amparados pela associação.

Fonte: A Cidade ON

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.