Cão segue passos de tutor morto há um ano em Caçapava do Sul, no RS

Cão segue passos de tutor morto há um ano em Caçapava do Sul, no RS
Thor é conhecido pelos moradores de Caçapava do Sul (Fotos: Reprodução / RBS TV)

Uma história de amizade é vista diariamente nas ruas de Caçapava do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul. Na cidade, um cachorro, já bem velhinho, caminha todos os dias pelos mesmos lugares onde passeava com o tutor, que morreu há um ano. Relatos parecidos como este aconteceram em outros lugares do mundo e também já viraram roteiro de cinema.

Logo que o dia amanhece, Thor anda pelos caminhos que conhece bem, no Centro de Caçapava do Sul. Famoso no município que tem cerca de 33 mil habitantes, o cão da raça Akita até posa para fotos com moradores.

“Toda a cidade conhece ele. Todo mundo quer ele bem”, diz o morador Altair Franco.

A história de Thor é sobre saudades e lealdade. Começou em dezembro de 2015, quando o dono dele, o artista plástico Cláudio Cantarelli, morreu aos 58 anos de idade. A tristeza e a falta do melhor amigo fizeram o animal adoecer.

Foi então que a aposentada Saionara Freitas, vizinha de Cláudio, resolveu pedir à família dele para cuidar de Thor. “Perguntei se eles não me davam o Thor porque ele estava doente, numa tristeza horrível. Eu já estava acostumada com ele”, relata Saionara.

Aos poucos, o mascote foi melhorando. Mas a saúde voltou mesmo quando ele começou a fazer caminhadas diárias. “De manhã eu levanto cedo, faço a comidinha dele e já abro o portão pra ele dar as caminhadas que já estava acostumado”, conta a nova tutora do cachorro.

O passeio percorre o mesmo caminho que por mais de uma década Thor fez com Cláudio. É como se quisesse matar a saudade ou estivesse à procura do amigo que se foi.

“Ele [Cláudio] passeava todos os dias, fazia o lanche dele. Era amigo de todo mundo, um artista. Agora, o Thor faz o trajeto dele. Eu noto que ele sempre para nos mesmos lugares. É impressionante”, surpreende-se o cabeleireiro Airton Oliveira.

Por onde o cão passa, recebe amor e carinho. Na sapataria, os potes de água e ração estão sempre cheios. Na agência lotérica, onde Cláudio ia quase todos os dias, Thor faz questão de sentar sempre no mesmo lugar por onde, por mais de dez anos, esperava o dono fazer suas apostas.

Vida imita a arte

A rotina curiosa de Thor é muito parecida com a do cão Hachi, contada no filme “Sempre ao seu lado”, que emocionou o público em 2009. As coincidências são muitas. Thor e Hachi são da mesma raça, Akita.

História semelhante foi narrada no cinema

Assim como o Thor, Hachi também acompanhava o dono sempre. E, mesmo depois da morte do melhor amigo, ele seguiu aguardando no mesmo lugar, todos os dias. O filme é baseado em uma história real, que emocionou o Japão no início do século XX.

A diferença é que Thor retorna todos os dias para o seu novo lar, como se quisesse demonstrar gratidão por alguém que não mediu esforços para ajudar a continuar esta história.

“Vou te dizer… Tenho adoração por ele e preocupação. Estou velha, mas vou cuidar bastante dele, se Deus quiser”, promete Saionara, emocionada.

Dona Saionara promete cuidar de Thor para sempre

Assista ao vídeo clicando aqui.

Por Gabriela Fogliarini

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.