Capacitação de 27 inspetores de polícia da Colômbia sobre maus-tratos de animais

Capacitação de 27 inspetores de polícia da Colômbia sobre maus-tratos de animais

A Secretaria de Governo do distrito de Barranquilla, na Colômbia, realizou uma oficina para treinar seus 27 inspetores policiais, com o objetivo de instruir os funcionários no tratamento adequado dos casos de maus-tratos a animais.

A iniciativa foi liderada pelo Inspetor Geral de Polícia William Estrada e assistida pelo vereador Juan Camilo Fuentes.

O advogado e veterinário Manuel Pacheco, representante da empresa colombiana LEX ANIMAL S.A.S e defensor dos animais, apresentou o treinamento.

“O objetivo desses treinamentos é saber como lidar com denúncias de maus-tratos a animais, que procedimentos seguir e como fornecer informações aos cidadãos quando esses eventos ocorrerem”, disse Juan Camilo Fuentes, vereador de Barranquilla.

O cidadão comum não sabe aonde ir para denunciar os casos de maus-tratos a animais, se deve apresentá-los no Ministério Público ou nas inspetorias policiais. O vereador Fuentes explica que há duas maneiras de apresentar uma denúncia. A primeira, se o animal for gravemente ferido, é ir ao Ministério Público para apresentar uma queixa a fim de poder aplicar a lei sobre maus-tratos a animais. A segunda é se o animal de estimação estiver sendo maltratado de uma forma mais leve, como não lhe fornecer alimento, você deve ir à polícia ambiental ou à inspetoria policial para iniciar uma investigação para apurar a que tipo de maus-tratos o animal é submetido e estabelecer as sanções correspondentes.

Finalmente, Juan Camilo Fuentes denunciou que “a polícia não impôs a primeira intimação por maus-tratos a animais em Barranquilla, apesar da existência de inúmeras denúncias e da entrada em vigor do novo Código Policial”.

Por Jorge Martínez Movilla / Tradução de Ana Carolina Figueiredo

Fonte: Noticias Coopercom

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.