Capivara é resgatada depois de ficar presa por dois dias em terreno baldio de Ponta Grossa, PR

Capivara é resgatada depois de ficar presa por dois dias em terreno baldio de Ponta Grossa, PR
Veterinário acredita que capivara chegou até o local por meio de um corredor ecológico — Foto: Instituto Klimionte Ambiental/Divulgação

Uma capivara que estava presa em um terreno baldio de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, há dois dias foi resgatada pela Guarda Municipal (GM) neste sábado (13). O animal foi solto em uma área de mata ciliar, segundo a GM.

O animal estava em um terreno do bairro Jardim Carvalho. Moradores vizinhos relataram que o bicho estava no local desde quinta-feira (11) e não conseguia sair.

Segundo o médico veterinário Robson Klimionte, do Instituto Klimionte Ambiental (IKA), a capivara entrou no terreno por córregos que passam pela região, os chamados corredores ecológicos.

O terreno onde a capivara estava possui muros e faz fundo com um riacho.

O veterinário disse ainda que o animal está saudável, mas apresenta algumas lesões na boca. Para o profissional, o machucado pode ter sido causado em algum momento que a capivara tentava sair do local. O animal foi medicado e solto próximo ao Rio Tibagi.

Resgate de animais

Ainda neste sábado a Guarda Municipal e o Instituto Klimionte Ambiental socorreram um cervo que estava caído às margens de uma estrada. O animal foi vítima de um atropelamento e precisou ser sacrificado.

Capivaras e cervos são comuns na região dos Campos Gerais do Paraná. Apenas neste ano, na região de Ponta Grossa, outras duas capivaras e três cervos foram resgatados, segundo o IKA.

Além desses bichos, um macaco bugio, dois guaxinins, um lagarto e uma cobra coral já foram capturados. Mais de 200 pássaros também foram apreendidos. De acordo com o IKA, alguns ainda permanecem em recuperação e outros já foram soltos na natureza.

A recomendação da Guarda Municipal é para que as pessoas chamem as autoridades para resgatar animais.

Quatro cervos foram resgatados em Ponta Grossa desde o início do ano — Foto: Guarda Municipal de Ponta Grossa/Divulgação
Quatro cervos foram resgatados em Ponta Grossa desde o início do ano — Foto: Guarda Municipal de Ponta Grossa/Divulgação

Por Gisele Wardani, RPC Ponta Grossa

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.