Carcaças de animais marinhos são encontradas na orla em Araranguá

Carcaças de animais marinhos são encontradas na orla em Araranguá

A pedido do prefeito de Araranguá, Cesar Cesa, a Administração Municipal com a ajuda da equipe da Educamar (instituição para resgate, pesquisa e monitoramento de animais marinhos), realizou no último sábado, dia 13, a coleta de amostras das carcaças de animais marinhos, que surgiram na orla do município. Tratam-se de duas tartarugas-de-couro, uma tartaruga-cabeçuda e uma baleia.

A Educamar, instituição autorizada pelo ICMBio, realizou a coleta de sangue e tecidos dos animais. Posteriormente, com o apoio essencial da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Obras, os animais foram enterrados, por razões de salubridade pública.

Os locais de sepultamento, foram marcados com georreferenciamento, a fim de que, após o processo natural de esqueletização, os ossos possam ser resgatados pela equipe e, possivelmente, organizados em um museu.

As espécimes encontradas incluíam duas tartarugas-de-couro, que é a maior espécie de tartaruga-marinha dos oceanos. Cuja preservação está em perigo crítico. Assim, conhecer as causas que têm levado os óbitos destes animais, é imprescindível para a proteção da vida nos mares.

Fonte: Portal C1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.