Cartão SUS para animais é aprovado por vereadores em Recife, PE

Cartão SUS para animais é aprovado por vereadores em Recife, PE
Cães e gatos doentes e idosos são diariamente abandonados pelos tutores | Reprodução

Cães e gatos doentes e idosos são diariamente abandonados por seus tutores em ruas e outros locais por todo o país. Outros sofrem maus-tratos ainda piores, pois muitas das vezes acabam sendo agredidos e mortos.

No Brasil, a Lei de número 14.064/2020 fortaleceu o movimento em defesa dos animais, com o aumento da pena de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e retenção de guarda, nos casos de maus tratos intencionais a cães e gatos.

Mas diferente desses casos, muitas pessoas amam os animais e consideram eles como membro da família. Algumas, muitas vezes, chegam a passar dificuldade financeira, mas procura fazer o melhor para seu pet.

AINDA!

Na segunda-feira (03), a Câmara Municipal do Recife, em Pernambuco, aprovou a criação de um “Cartão SUS Animal”, além da ampliação do horário de funcionamento do Hospital Veterinário do Recife. Os requerimentos são além da ampliação do horário de funcionamento do Hospital Veterinário da cidade.

O Cartão SUS Animal irá facilitar o acesso gratuito a serviços veterinário para ONG’s, pessoas de baixa renda e protetores de animais independentes.

De acordo com informações do IG, com a proposta, o hospital veterinário passaria a funcionar também aos sábados, facilitando o acesso de pessoas ocupadas durante a semana e que buscam atendimento gratuito para seus animais de estimação.

Alguns vereadores aprovaram a proposta, mas foram contra o nome do projeto.

Essa é uma iniciativa que infelizmente, ainda não chegou a maioria das cidades brasileiras, contudo, em muitos Estados a proteção e defesa aos animais avançam.

PARÁ

No Pará, as denúncias de crimes podem ser feitas pelo telefone 181 (Disque Denúncia); pelo aplicativo Iara (Inteligência Artificial Rápida e Anônima) – que permite o envio de fotos e vídeos; e ainda nos telefones (91) 3238-3132 ou 9991-0032 e de forma presencial na Demapa, na avenida Augusto Montenegro, km 01, s/n, bairro da Marambaia.

Fonte: Diário Online

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.