Carvão ativado para cachorro: aprenda como funciona e como usar

Carvão ativado para cachorro: aprenda como funciona e como usar
O carvão ativado pode ser dissolvido em água e ajudar cães em momentos de intoxicação. Foto: K_Thalhofer / iStock

Você provavelmente já ouviu falar de casos de cães que foram envenenados! Infelizmente, casos similares são bastante comuns, seja pela ingestão de toxinas, medicamentos ou produtos que são tóxicos para esses animais, e é aí que entra o uso do carvão ativado.

Leia também: Como desengasgar cachorro: saiba o que fazer para salvar o seu pet

Nas redes sociais, o carvão ativado se tornou uma febre e é bastante recomendado pelos influenciadores especializados em animais de estimação, mas será mesmo que o carvão ativado pode ajudar a combater a intoxicação e o envenenamento de cães? Vamos ajudar você a saber mais sobre e como usar.

Saiba tudo sobre carvão ativado para cachorro

O carvão ativado é uma substância porosa, derivada de materiais como cascas de coco, madeira ou carvão mineral. Ele passa por um processo de ativação que o torna capaz de absorver toxinas e substâncias indesejadas, tornando-o um agente desintoxicante eficaz.

De acordo com a veterinária Rubia Burnier em entrevista ao portal Patas da Casa, o carvão ativado age como um absorvente de toxinas. A especialista pontua: “O carvão ativado para cachorro interrompe a absorção do agente tóxico. O organismo fica protegido até conseguir eliminar todos os resíduos do produto ingerido”.

A especialista pontua que o carvão ativado funciona sim para cães e pode eliminar até 75% das substâncias tóxicas do corpo do animal. Entretanto, Rubia pontua que é imprescindível buscar ajuda profissional de qualquer forma para assegurar a saúde e integridade do cão.

Como usar carvão ativado no cachorro

A ação rápida é essencial para que a absorção das toxinas seja feita de modo eficaz, sendo recomendado que o carvão ativado seja ministrado até 2 horas após o momento da intoxicação. A dosagem deve ser feita de acordo com o peso do animal, sendo 1g para cada quilo do cão. A melhor forma de ministrar o carvão ativado para os cães é dissolver ele em água! Como o produto é de origem natural, não há contraindicações do seu uso.

Por Thyago Soares

Fonte: Seleções

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.