Casal de chimpanzés enjaulados paga caro por tentar ser livre na Espanha

Casal de chimpanzés enjaulados paga caro por tentar ser livre na Espanha

Por Stephen Messenger / Tradução de Ana Lidia

Espanha chimpanzs1

Uma chimpanzé chamada Eve foi morta a tiros, e a caçada pelo seu companheiro Adam continua, depois da dupla ter escapado de seu cercado em um zoo na Espanha esta semana.

A polícia foi autorizada a matar o outro fugitivo ainda à solta, ameaçando agravar a já trágica situação para o casal, cujo único desejo era ser livre.

O incidente começou na segunda-feira, quando Adam e Eve, mantidos em cativeiro no Sa Coma Safari Park, na ilha turística de Mallorca, supostamente quebraram as barras da jaula e escorregaram para fora da instalação. Autoridades locais iniciaram a busca pelos animais, tendo encontrado Eve poucas horas depois

Ela foi morta à primeira vista.

“Eve estava muito agitada e havia o risco de que ela atacasse um membro da equipe de busca,” contou um porta-voz da Guarda Civil à Agence France-Presse. “Não foi possível o uso de dardos com tranquilizantes, pois, em animais deste porte, leva em torno cinco minutos para fazer efeito.”

Até terça à noite, Adam ainda estava foragido. Autoridades acreditam que ele tenha se dirigido para a parte arborizada e montanhosa da ilha, onde será ainda mais difícil de achá-lo, relata o Diario de Mallorca.

A Guarda Civil disse que se Adam não puder ser capturado sem risco, ele também será morto.

Ativistas do Proyecto Gran Simio (Projeto Grande Símio) estão pedindo que haja misericórdia para Adam, que “deve estar assuntado e sem saber o que fazer.” Eles também pediram pelo fechamento do Sa Coma Safari Park, em interesse do bem-estar dos animais.

No site sobre viagens TripAdvisor, o zoo é chamado de “indecoroso” e “cruel” por alguns dos visitantes, tendo um crítico descrito Adam e Eve como “dois chimpanzés olhando por uma jaula suja, implorando por uma garrafa de água, sem espaço para brincarem ou se moverem”. Uma investigação está em andamento para determinar exatamente como os chimpanzés conseguiram sua fuga, porém Guillermo Amengual, do grupo de bem-estar dos animais – Animanaturalis, diz que a motivação deles para a fuga é clara.

“O Cativeiro pode causar muito estresse aos primatas e, não surpreendentemente, leva a casos como o de Adam e Eve, de chimpanzés que, tentando escapar de suas jaulas, adotam atitudes agressivas,” disse ao jornal The Local Spain.

“Animais em zoológicos podem literalmente enlouquecer.”

Fonte: The Dodo 

Nota do Olhar Animal: Atualizando, o chimpanzé Adam foi encontrado morto pouco tempo depois. 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.