Caseiro encontra jacaré perto de container em área nobre de Brasília, DF

Caseiro encontra jacaré perto de container em área nobre de Brasília, DF
Jacaré-do-papo-amarelo dentro de caixa de papelão no Lago Sul, em Brasília. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Um homem encontrou um filhote de jacaré-do-papo-amarelo nesta quinta-feira (16) próximo a um container de lixo na QI 5 do Lago Sul, em Brasília. Gevando Pereira é caseiro e jogava o lixo fora quando avistou o rabo do animal.

O chefe de Gevando, Cláudio Silveira, contou à TV Globo que, com a ajuda de uma vassoura, colocou o animal em uma caixa de papelão para segurá-lo até a chegada dos policiais do batalhão ambiental. “Fechei a caixa, botei uma pedra em cima e esperei a polícia ambiental”, disse.

Os policiais militares resgataram o filhote e ele foi devolvido à natureza. De acordo com eles, essa foi a segunda vez que um jacaré aparece na região em menos de três meses. No fim do ano passado, outro animal foi encontrado em uma poça d’água na calçada.

“Tem uma lagoa perto daqui e lá já foram encontrados jacarés. Não tem como ter certeza, mas a primeira possibilidade é que esses animais teriam saído dessa lagoa e chegado a essa área residencial”, informou a polícia.

A lagoa, na verdade, é o Ribeirão do Gama, que fica na QI 17. Segundo os policiais, o local tem muitos jacarés de origem desconhecida e, nessa época de reprodução, os maiores espantam os menores.

Espécie

O jacaré-do-papo-amarelo pode atingir três metros de comprimento, mas esse tamanho é raro. Normalmente, mede de 1,5 a 2 metros. É um animal esverdeado, quase de cor parda, com o ventre amarelado e o focinho pouco largo e achatado.

O focinho dele é menor do que o das outras espécies. Atrás da cabeça, ele tem escamas em fileiras cervicais. A fêmea permanece perto do ninho para evitar ataques de predadores, como o lagarto teiú, o quati e o mão-pelada.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.