Casos de esquecimento e morte envolvendo pets estão pressionando as empresas aéreas a mudarem as regras

Casos de esquecimento e morte envolvendo pets estão pressionando as empresas aéreas a mudarem as regras

Problemas envolvendo animais transportados em aviões têm sido frequentes. Conheça alguns dos casos que evidenciam o porquê de as regras para o transporte aéreo de animais de estimação precisam mudar.

Em setembro do ano passado, um filhote da raça Golden Retriever chamado Zyon morreu por não ter suportado a viagem dentro do bagageiro aéreo.

Um outro cão, dessa vez da raça American Bully, chamado Weiser morreu durante o voo, em outubro do ano passado.

Em dezembro, Pandora, uma cadela SRD, conseguiu escapar da caixa de transporte durante a conexão em Guarulhos (SP) e ficou desaparecida durante 45 dias. Felizmente, o caso Pandora teve um final feliz, quando seu tutor após mover mundos e fundos conseguiu reencontrá-la no dia 30 de janeiro deste ano.

Recentemente, no dia 02 de fevereiro, uma cachorra da raça Border Collie chamada Zoe, que foi embarcada em São Paulo com destino à Fortaleza, acabou sendo esquecida no avião, indo parar no Rio de Janeiro. Em decorrência desse incidente, o animal levou mais de 30 horas para chegar ao destino, sendo que o transporte era para ser direto e ocorrer em cerca de 3 horas. Mas ainda bem, que mesmo após todo esse transtorno, a cadelinha Zoe chegou sã e salva em Fortaleza.

Estes são alguns dos casos que foram parar nas mídias e noticiários e tiveram grande repercussão, provocando indignação das pessoas. Mas, existem muitos outros que não são noticiados, porque as pessoas se sentem sem voz e sem poder para colocar a boca no trombone.

Animais não são bagagens

Diante de tantas situações lastimáveis envolvendo animais transportados pelas empresas aéreas, é preciso que a Agência Nacional de Aviação Civil-ANAC, juntamente com as empresas aéreas mudem as regras relacionadas às viagens com pets.

É necessária uma reformulação das normas que tratam de transporte de animais, para que eles possam viajar com seus humanos de forma segura e digna, dentro da cabine do avião.

Essas mudanças precisam se estender à todas viagens aéreas, sejam nacionais que internacionais.

Chega de casos de pets feridos, doentes e até mortos por conta das condições inadequadas de voo e por serem tratados como bagagens.

As empresas aéreas precisam se adequar à realidade de que os animais são seres sencientes e parar de tratá-los como cargas.

Assine a petição

Nesse contexto, esse conteúdo tem a finalidade de apoiar as várias campanhas a favor dos animais viajarem na cabine, unindo-se à grande mobilização que está acontecendo envolvendo representantes da proteção animal, autoridades públicas, tutores de pets e pessoas que amam os animais.

Toda essa mobilização visa que as empresas revejam suas regras e permitam que os animais de estimação possam viajar em segurança, ao lado de seus humanos.

Uma maneira de apoiar essa mobilização é assinar a petição online -> AQUI

Outra forma de fortalecer esse movimento é compartilhar e divulgar conteúdos que apoiem essa causa, para que mais pessoas participem dessa mobilização.

Por Deise Aur

Fonte: greenMe Brasil

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.