Castração, chipagem e identificação de animais serão realizadas no CCZ em Pará de Minas, MG

Castração, chipagem e identificação de animais serão realizadas no CCZ em Pará de Minas, MG
Animais que estão abrigados no CCZ serão castrados — Foto: Divulgação / Prefeitura de Pará de Minas

A castração, identificação e chipagem de animais de rua serão realizadas a partir do dia 1º de julho em Pará de Minas. Para isso, a Prefeitura tem feito obras e adaptações na estrutura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado entre a Prefeitura, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), representantes da sociedade civil e órgãos de defesa do meio ambiente para iniciar o desenvolvimento de projetos com o objetivo de solucionar o problema do aumento da população de cães e gatos nas ruas na cidade.

No local foi construída uma sala de cirurgia, onde serão realizadas as castrações, e dez baias individuais para acolher cães e gatos no pós-operatório.

Segundo a Prefeitura, a princípio devem ser feitas, pelo menos, 20 castrações nos animais que estão abrigados no CCZ. O projeto, que tem parceria com a Ama Pangéia, trabalhará inicialmente com animais de rua.

Outra parte do projeto é dar um novo lar aos animais que forem castrados e identificados. A intenção é a realização de feiras e encaminhamentos dos cães e gatos para adoção.

O objetivo também é conscientizar a população sobre a guarda responsável dos animais que será controlada por meio de um chip que será implantado nos cães e gatos. Se a pessoa adotar um animal devolvê-lo à rua será responsabilizada criminalmente por isso, segundo a Prefeitura.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.