Castração de animais abre inscrições para região do Parque das Laranjeiras, em Sorocaba, SP

Castração de animais abre inscrições para região do Parque das Laranjeiras, em Sorocaba, SP

Começam nesta segunda-feira (5) as inscrições gratuitas para a castração de cães e gatos no Parque das Laranjeiras e bairros adjacentes. Os interessados em castrar seus animais de estimação devem fazer a inscrição até o próximo dia 10, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), na rua Washington Pensa, 969, no Parque das Laranjeiras. O tutor deve levar RG, CPF e um comprovante de residência atual. As vagas são limitadas.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o mutirão contemplará os bairros: Parque das Laranjeiras, Parque das Paineiras, Jardim Santa Catarina, Jardim Santa Lúcia, Jardim Santa Marina, Jardim Casabranca, Jardim Atílio Silvano, Jardim Guaíba, Jardim Santo André I e Jardim Santa Cláudia. O mutirão será realizado até fevereiro de 2019, incluindo vários bairros da cidade. Segundo a Prefeitura, Sorocaba tem cerca de 202.628 mil cães e gatos.

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas. Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde.

As cirurgias de castração ocorrerão nos dias 12, 13 e 14 deste mês, também no CEU das Artes. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia. Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com segurança.

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o tutor do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano. Mais informações pelo telefone (15) 3202.8006, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: Cruzeiro do Sul

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.