Castração de cães e gatos em Curitiba (PR) recomeça neste mês

Castração de cães e gatos em Curitiba (PR) recomeça neste mês

A esterilização gratuita de cães e gatos, um dos três pilares da nova gestão da Divisão de Monitoramento Animal ou Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, será retomada. A previsão é que ainda em janeiro o castramóvel – unidade de atendimento volante – volte para as ruas para atender animais cadastrados para a operação.

Áreas em situação de vulnerabilidade social, com maior concentração de animais e focos de doenças, serão prioridade.

De acordo com a superintendente de controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marilza do Carmo Oliveira Dias, inicialmente as ações serão feitas de maneira emergencial. “Vamos começar tão logo seja possível para garantir a meta do prefeito Rafael Greca de fazer 15 mil castrações por ano”, salienta.

O castramóvel chegou à Prefeitura em dezembro do ano passado e precisa de adequações para ir às ruas. Já foi feita a adaptação do engate e solicitada vistoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), que precisa conceder a autorização para a operação.

Ainda estão em processo a aquisição de um caminhão para rebocar a unidade móvel, que pesa quase cinco toneladas, a compra de materiais para os procedimentos e o reforço de pessoal.

“São condições mínimas para utilização. No período emergencial, devemos trabalhar com equipe própria para atender parte da demanda reprimida”, conta Marilza.

Fonte: Jornale

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.