Castração Solidária começa para cães e gatos da região do CRAS Califórnia em Araucária, PR

Castração Solidária começa para cães e gatos da região do CRAS Califórnia em Araucária, PR
Foto: Prefeitura de Araucária

A Prefeitura de Araucária iniciou nesta segunda-feira (15) a castração gratuita dos primeiros cães e gatos selecionados do programa “Castração Solidária”. Até sexta-feira (19), uma unidade móvel realizará o procedimento na Praça do CEU, próximo ao CRAS Califórnia. Outras regiões da cidade também contarão com esta ação ao longo dos próximos meses. O cadastro para solicitar o serviço (que é para animais de pessoas de baixa renda e protetoras cadastradas junto à Prefeitura) ocorre via Central da Cidadania, recurso disponível no site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br).

Apesar da chuva desta manhã, muitos moradores compareceram com seus cães e gatos para o atendimento agendado. A dona de casa Maria Flávia Conceição da Silva, moradora no Jardim Arvoredo, levou sua Pinscher de 1 ano e 7 meses (a “Nenê”) para o procedimento cirúrgico. “É pelo fato de ser bem pequenininha e acho perigoso ter cria e morrer no parto”, explicou a moradora avaliando que a medida é necessária pelo bem de sua cachorrinha. A área de abrangência do CRAS Califórnia inclui o Arvoredo I e II, Botânico, Califórnia, Favorita, Filadélfia, Las Vegas, Los Angeles, Nevada e Portelinha.

Uma unidade móvel está na Praça do CEU e realiza o procedimento em vários animais ao mesmo tempo. Os moradores também recebem orientações sobre os cuidados que devem tomar no período pós-operatório dos animais. Entre as vantagens da castração em cães e gatos estão: a redução da agressividade, o combate à superpopulação, a prevenção ao câncer e o aumento do tempo de vida. Podem ser castrados animais de 6 meses a 7 anos de idade.

A Prefeitura contratou recentemente a esterilização cirúrgica (ao longo de 12 meses) para 600 cães machos e 1.600 fêmeas, além de 200 gatos machos e 800 fêmeas.

Cadastro – Para utilizar a Central da Cidadania da Prefeitura é preciso realizar um cadastro rápido para ter acesso às inúmeras opções da Central. Ao clicar na opção “Animais” é possível fazer a solicitação de castração. Entre os dados necessários para o cadastro está o Número de Identificação Social (NIS), número de cadastro de quem tem algum benefício social. O morador também preencherá informações sobre o animal a ser castrado.

É importante destacar que haverá avaliação dos inscritos. O morador receberá e-mail de confirmação sobre a realização da castração. Durante a solicitação do serviço, o morador também tem acesso a um texto explicativo sobre cuidados e declara estar ciente de todos esses cuidados que deverá ter com o animal para a castração (pré e pós-cirurgia). As protetoras contam com um espaço no cadastro para declarar que são cadastradas junto à Prefeitura.

Fonte: Bem Paraná (Ascom/Araucária)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.