Castramóvel atende animais resgatados por protetores e ONGs em Cascavel, PR

Castramóvel atende animais resgatados por protetores e ONGs em Cascavel, PR

O Castramóvel é uma unidade móvel totalmente equipada para realizar a cirurgia de castração de cães e gatos. O ônibus começou suas operações em fevereiro deste ano em Cascavel. Até o momento, cerca de 60 animais já foram castrados. Porém, apesar da boa aceitação da população, o cronograma de procedimentos teve que ser interrompido por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

No entanto, o Castramóvel retomou suas atividades nesta sexta-feira (15) em uma ação única e inédita no Município: a castração gratuita de animais resgatados por protetores e de ONGs (Organizações Não Governamentais). A ação foi tão bem avaliada que terá continuidade na próxima semana, no mesmo local, na Praça Wilson Joffre.

Para evitar aglomerações, os atendimentos já foram previamente agendados. Aliás, os protetores já estavam cadastrados no programa para que os cães e gatos protegidos por eles recebessem a castração.

Seguindo a resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária, o Castramóvel conta com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia inalatória, monitor multiparamétrico, entre outros, o que garante o atendimento de qualidade aos cães e gatos.

O Castramóvel, vale ressaltar, faz parte das ações de saúde dos animais da Secretaria de Meio Ambiente. Por enquanto, em função da pandemia, não estão previstos novos cadastros e nem o retorno do Castramóvel nos bairros.

Clínicas Credenciadas

Além do Castramóvel, o Município renovará o serviço gratuito de castração nas clínicas credenciadas. Aliás, a perspectiva é que até o fim deste ano se chegue ao número de 10 mil procedimentos nessas unidades.

Juntos, os serviços contribuem para controlar o crescimento populacional dos animais e, consequentemente, auxiliam na questão de saúde pública.

Por Ricardo Oliveira

Fonte: CGN

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.