BA salvador castramovel imbui

Castramóvel atende moradores no bairro do Imbuí, em Salvador (BA), a partir de segunda

Unidade fica na Rua Jaime Sapolnik, no Conjunto Guilherme Marback. Atendimento à população segue no local até o dia 27 de maio.

O Castramóvel, serviço gratuito de castração de cães e gatos, atende moradores do bairro do Imbuí, em Salvador, a partir desta segunda-feira (2). A unidade móvel ficará instalada na Rua Jaime Sapolnik, no setor 2 do Conjunto Guilherme Marback, na Ladeira do Marback. O atendimento segue no local até o dia 27 de maio.

Para ter acesso ao serviço, realizado pelo Centro de Controle de Zoonoeses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde, os tutores do animais devem apresentar o original do cartão SUS e um documento com foto e o cartão de vacinação antirrábica do animal. O cartão deve estar atualizado, com vacina aplicada a menos de um ano. Além disso, o pet deve ter entre seis meses e cinco anos de idade e pesar mais de 1kg.

Não poderão ser castrados animais doentes, animais com infestação de pulgas e/ou carrapatos e fêmeas no cio ou gestantes. O cadastramento e a triagem são imprescindíveis para a realização da intervenção cirúrgica nos animais e serão realizados às segundas e terças-feiras, das 8h às 12h.

As castrações serão realizadas às quartas, quintas e sextas-feiras por ordem de chegada. O responsável pelo animal é orientado a chegar a partir das 7h30 com o animal em jejum de 12h de sólidos e líquidos.

O médico veterinário e chefe do setor de Vigilância da Raiva responsável pelo Castramóvel, Aroldo Carneiro, afirma que a previsão é realizar até 600 castrações durante o mês de maio, independente do sexo e da espécie do animal.

No pós-operatório, o tutor do bicho é orientado a colocar um colar elisabetano no animal e fazer o curativo, administrando também o antibiótico e anti-inflamatório prescritos após a realização do procedimento. A orientação é que retorne dez dias após a cirurgia para retirar os pontos.

Fonte: G1

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.