BA Salvador castramovel cirurgias H

Castramóvel deve fazer 600 cirurgias de castração até dia 29 de janeiro em Salvador, BA

Até dia 29 deste mês, serviço será ofertado gratuitamente no Alto de Ondina.

Por Diogo Costa

Às 10h da manhã, a dona de casa Noelita Souza de Jesus, 59 anos, aguardava na fila que se formou em frente à entrada principal do zoológico de Salvador, no Alto de Ondina, o momento em que a sua cadelinha Lili, de 1 ano e 8 meses, passaria por avaliação de um médico veterinário do Castramóvel, serviço de castração gratuita de cães e gatos promovido pela Prefeitura de Salvador e que iniciou os atendimentos de 2016 na manhã desta segunda-feira (11).

“Achei ela na rua e me apaixonei. Levei para casa, onde tenho outra cadela de 10 anos e mais dois gatos. Me corta o coração ver eles (animais) abandonados na rua. Trouxe Lili para o médico ver se tem condições de castrar”, disse a dona de casa.

BA Salvador castramovel cirurgias

Até o dia 29 deste mês, o Castramóvel deverá fazer 600 cirurgias de castração de cães e gatos, segundo o médico veterinário responsável pelas castrações, doutor Augusto Angelim. Ainda de acordo com ele, a expectativa é de que sejam realizados 200 atendimentos por semana até o final de janeiro.

“É importante que as pessoas tragam seus animais por dois motivos: primeiro que ajuda a controlar a procriação; segundo que a castração ajuda a reduzir a incidência de câncer de mama nas fêmeas e o de próstata nos machos”, explicou o médico.

Para ter acesso ao serviço, o tutor do animal deve ir às segundas e terças-feiras, das 8h às 12h até o local onde o Castramóvel está estacionado levando a carteira de vacinação antirrábica do animal e cartão do SUS e carteira de identidade do proprietário. O animal também deverá ir com o tutor e ter mais de 10 dias de vacinado ou menos de um ano, pois passará por triagem que determinará se está ou não em condições de realizar a cirurgia de castração, que tem custos que variam entre R$ 800 a R$ 2 mil em clinicas particulares.

“Fazemos pesagens e avaliamos as condições gerais de saúde do animal. Estado tudo certo, encaminhamos para o cadastramento para a cirurgia, que sempre ocorrerão de quarta a sexta, também das 8h às 12h”, explicou Angelim.

O consultor operacional Claudionor Santos, 38, aproveitou a oportunidade para levar os gatos Fred, de 1 ano e 2 meses, e Cibele, de 7 meses. “Soube que ia ter a castração de graça e aproveitei para trazer meus dois bichos. É importante fazer a castração porque evita doenças e também controla a reprodução”, disse.

Fonte: Correio 24 Horas

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.