Castramóvel retorna com suas atividades em sistema drive thru em Bragança Paulista, SP

Castramóvel retorna com suas atividades em sistema drive thru em Bragança Paulista, SP

Dando sequência às políticas em prol do bem-estar animal, na última segunda-feira (08/06), a unidade do Castramóvel retornou suas atividades no município. Os atendimentos estão acontecendo no Jardim Público, e permanecerá no local até domingo (14/06).

Após a apresentação do Plano de Retomada das Atividades no Município, conforme determinado pelo Decreto Municipal nº 3.286, o retorno foi aprovado com algumas mudanças. Foi implementado o sistema drive thru, no qual o animal é entregue e retirado sem a necessidade de espera no local, não gerando aglomerações. Para quem não possui automóvel, o animal pode ser deixado e posteriormente retirado. Além disso, o agendamento dos animais está ocorrendo de forma individualizada a cada 12 minutos. As mudanças são para garantir a continuidade do trabalho, pensando na saúde dos munícipes e prevenção no combate ao Covid-19.

O Castramóvel vem sendo um sucesso desde o início, em 2019 foram castrados 2.800 animais. Para 2020, foi aprovada a castração de 5 mil animais. Nesta semana, 300 agendamentos já foram realizados.

O programa de esterilização de cães e gatos do município, por meio do Castramóvel, visa efetivar o controle populacional. Lembrando que a castração é de extrema importância, reduzindo a mortalidade e as causas de sofrimento destes animais, além da prevenção de uma série de doenças. A microchipagem é a identificação do animal, ou seja, um cadastro no banco de dados. O uso do microchip é obrigatório para emissão de documentação de viagem para quase todos os países europeus.

Essa medida também protege as pessoas contra zoonoses (doenças infecciosas capazes de ser naturalmente transmitidas entre animais e seres humanos). Outros problemas de comportamento como, por exemplo, a necessidade de urinar para demarcar território, são reduzidos ou eliminados com a castração e o risco dos animais desenvolverem certos tumores e infecções em idade avançada é bastante reduzido com a esterilização.

Os cadastramentos devem ser realizados pelo e-mail da Divisão de Bem-Estar Animal [email protected]. Os interessados deverão enviar em anexo um documento com foto e comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4034-6780 (WhatsApp).

Fonte: Jornal Mais Bragança

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.