“Castramóvel” será adquirido pela prefeitura para agir nos bairros de Maringá, PR

“Castramóvel” será adquirido pela prefeitura para agir nos bairros de Maringá, PR
Vereador Flávio Mantovani entregou ao prefeito Ulisses Maia. (Foto: Secretaria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Maringá)

O Prefeito Ulisses Maia solicitou a abertura de licitação para aquisição de um “castramóvel”, veículo adaptado para realizar castração de animais nos bairros da cidade. A decisão foi tomada no final desta quarta (25) durante audiência com o vereador Flávio Mantovani. O parlamentar, voluntário em organizações de proteção animal, entregou ao prefeito documentos para subsidiar o projeto.

O município já tem contratado clínicas veterinárias e ofertado a castração de cães e gatos de forma gratuita. A iniciativa teve início em 2014 por sugestão da Câmara Municipal, na gestão presidida pelo então vereador Ulisses Maia. Recursos economizados pelo Legislativo foram devolvidos ao município e parte destinada à causa animal. Pelo último edital lançado em maio do ano passado, foram compradas 2.777 castrações para 12 meses.

Até o ano passado as questões envolvendo animais na cidade eram acumuladas pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (antigo Centro de Controle de Zoonoses). Ao assumir a prefeitura, Maia criou o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. Atualmente o setor trabalha na organização de recursos, equipamentos, pessoal e parcerias para implementar políticas públicas permanentes, uma reivindicação antiga da organizações da sociedade e protetores independentes que defendem a proteção e o bem-estar dos animais.

Fonte: HNews

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.