Castrar é a melhor forma de prevenir câncer de mama em gatas e cadelas

Castrar é a melhor forma de prevenir câncer de mama em gatas e cadelas
Foto: Marco Miatelo

A primeira ação de conscientização contra o câncer de mama em gatas e cadelas, o Outubro Rosa Pet, realizada no hospital Veterinário da Uniderp em Campo Grande/MS, nesta sexta-feira (27), repassou informações importantes aos tutores dos pets. Conforme os veterinários, a incidência da doença tem crescido, daí a importância da prevenção.

No hospital, médicos veterinários realizaram exames de palpação de nódulos nas mamas, além de orientar os tutores sobre os principais sintomas. Conforme a médica veterinária, Alessandra Augusto de Barros a melhor forma de prevenir a doença é a castração precoce. “A melhor alternativa para se prevenir o câncer de mama em gatas e cadelas é a castração precoce antes do primeiro cio do animal. Por que o animal vai ter muito menos chances de ter câncer”, afirma.

Ainda de acordo com Alessandra, a incidência de câncer de mama nas cadelas e nas gatas tem crescido cada vez mais. “A possibilidade de se diagnosticar um tumor de mama em uma cadela é cinco vezes maior do que em uma mulher, por que é muito mais comum dar na cadela do que na mulher”, disse.

A incidência nas gatas é um pouco menor, porém quando se é diagnosticado geralmente são tumores malignos, isso se deve a aplicação hormonal que elas recebem de medicações anti-cio, o que acaba estimulando o crescimento dos tumores, segundo a médica veterinária.

A partir dos 7 anos de idade aumentam as chances de o animal desenvolver tumores. “Sempre digo para os meus pacientes que idade não é doença, não é por que o animal é idoso que vamos deixar de tratar, só vamos tratar com um pouquinho mais de cuidado”.

É o caso da cadelinha “Sara” que tem 14 anos e que descobriu há dois anos que tinha câncer, ela tem cinco nódulos. A tutora da Poodle conta que tem medo de deixar ela operar, porque ela é velhinha, mas que não tem outra solução no caso dela.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Elisa de Ávila Silvestre conta que está ação foi realizada para conscientizar os donos de animais, da importância de se realizar os exames nos pets.

Tratamento

Caso o animal seja diagnosticado com algum tipo de tumor, seja ele benigno ou maligno, é realizado um tipo de tratamento especifico, mas na maioria dos casos o tratamento é cirúrgico, caso o tumor seja maligno o tratamento é feito com quimioterapia, mas se o tumor for Benigno é realizada a retirada dos nódulos.

Cirurgia

Se o animal é diagnosticado com tumor Benigno, e tem que realizar a operação, o hospital veterinário da Uniderp também realiza. O valor da cirurgia é de acordo com o peso do animal, o tipo de cirurgia que vai ser realizada, isso por que cada cirurgia tem seu valor, sua extensão e sua complicação. A veterinária ressalta que os donos tem que ficar de olho nos pets, e se algo começar a aparecer e necessário procurar ajuda médica.

Principais sintomas

Sintomas específicos: aparecimento de nódulos e de tumores, nas cadelas e nas gatas o dono tem que ficar de olho na cadeia mamaria.

Não específicos: emagrecimento, vômito, diarreia.

Ação no shopping

Para aqueles que não puderam comparecer nesta sexta-feira no local, os veterinários estarão de 31 de outubro á 1 de novembro, no shopping Bosque dos Ipês, realizando o “Outubro Rosa e o Novembro Azul”.

No local, os profissionais realizarão exames de: Palpação e inspeção das mamas das cadelas, a palpação e inspeção dos testículos dos cães machos, Instruções de como realizar a palpação em casa e a conscientização e orientação sobre a doença.

O Hospital Veterinário da Uniderp que fica na Avenida Alexandre Herculano, 1400, no Jardim Veraneio, atende de segunda à sexta das 07:30 às 16:30, o atendimento é realizado por ordem de chegada.

Fonte: Diário Digital


Nota do Olhar Animal: É bem grande a incidência de câncer de mama também em animais que nunca receberam a tal injeção “anti-cio”, o que leva a crer que o fato possa estar relacionado à alimentação. Por outro lado, serviços públicos se recusam a realizar cirurgias de câncer de mama. Os hospitais veterinários em São Paulo, geridos pela ANCLIVEPA, são um exemplo.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *