Catorze tartarugas mortas são encontradas em praia da Serra, ES

Catorze tartarugas mortas são encontradas em praia da Serra, ES
Tartarugas são encotradas mortas em praia da Serra, no ES — Foto: Divulgação/ CTA

Catorze tartarugas mortas e duas vivas foram encontradas, na manhã deste domingo (13), na praia de Bicanga, na Serra, região metropolitana de Vitória. Os animais estavam presos em uma rede de pesca. Ainda não se sabe o que causou as mortes. As tartarugas vivas foram encaminhadas para um centro de reabilitação em Cariacica.

O coordenador de projetos Wilson Meirelles da empresa CTA, contratada pela Petrobras para fazer o monitoramento das praias, explicou que um técnico estava trabalhando na praia de Bicanga quando foi informado pela população sobre as tartarugas encontradas mortas.

“Nossa equipe técnica e o corpo de biólogos foram até o local e encontraram os 16 animais: 14 mortos e dois vivos. Eles estavam em uma rede de pesca”, contou Meirelles. O coordenador explica que essa atividade da empresa é monitorar as praias e coletar animais marinhos mortos encontrados para avaliar se a morte teve relação com a exploração de petróleo pela Petrobras.

Animais vivos foram levados para reabilitação, no ES — Foto: Divulgação/ CTA
Animais vivos foram levados para reabilitação, no ES — Foto: Divulgação/ CTA

Os animais foram recolhidos pelo CTA. Os mortos foram encaminhados para necropsia, que vai apontar o que causou a morte, e as duas tartarugas vivas foram levadas para o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), em Cariacica.

“Ainda não podemos dizer que a rede de pesca foi o que causou a morte dessas tartarugas. Só poderemos afirmar isso após o resultado necropsia, porque elas já podiam apresentar algum grau de debilidade”, esclareceu o coordenador.

Procurada pela reportagem do G1, a Polícia Militar Ambiental informou que não recebeu nenhum acionamento sobre o caso.

IEMA

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) explicou que a responsabilidade do recolhimento dos animais marinhos em praias é da Petrobras. Segundo a instituição existe uma condicionante específica, estabelecida pelo Ibama à Petrobras, que contratou o CTA Meio Ambiente para executar o Projeto de Monitoramento de Praias, que abarca o Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro.

Todos os animais estão sendo encaminhados para o Iema, para o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), que é a instituição responsável pela operacionalização dos serviços de reabilitação de animais marinhos.

As tartarugas mortas serão necropisiadas pela equipe de veterinários e biólogos do Ipram para coleta de amostras e informações para saber as causas dos óbitos, bem como os animais vivos que serão devidamente medicados, buscando a reabilitação para soltura na natureza.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.