Cavalo agoniza em praça de Fortaleza, CE

Cavalo agoniza em praça de Fortaleza, CE

Um cavalo foi encontrado caído em uma praça do Bairro Luciano Cavalcante nesta quarta-feira (26), e recebeu ajuda de moradores da região. Segundo populares, o animal circula pelo bairro há uma semana. A Prefeitura de Fortaleza não possui equipamento destinado ao resgate de animais de grande porte nestas condições.

VÍDEO: Animal agoniza em rua do bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza

Moradores procuraram o Corpo de Bombeiros, mas o órgão também não atua em casos como estes. De acordo com o tenente Romário Fernandes, os Bombeiros realizam resgate de animais domésticos, selvagens ou, no caso de equinos ou bovinos, aqueles que possuam tutor. “Um animal como esse, a gente não teria o que fazer com ele, não saberia para onde levar. Não temos nenhuma estrutura para cuidar de animais”, explica Fernandes, do Corpo de Bombeiros.

Em caso semelhante ocorrido em outubro deste ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Fortaleza, afirmou que a ocorrência não seria de competência da instituição por se tratar de animal de grande porte.

Uma rede de voluntários cuidadores de animais é que costuma se mobilizar em situações como estas. O presidente da Sociedade Protetora Ambiental, Márcio Sousa, informou que solicitaria um veterinário voluntário

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: O assunto é da competência da Prefeitura, sim. Se não do CCZ, é dos órgãos ligados à meio ambiente ou agricultura. Lamentável que a prefeitura queira se eximir de responsabilidade.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.