Cavalo da PMDF agredido durante atos antidemocráticos volta à ativa

Cavalo da PMDF agredido durante atos antidemocráticos volta à ativa

O cavalo e o policial militar feridos durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro se recuperaram e voltaram à ativa. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (10/2) pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A corporação não especificou quando a dupla retornou ao trabalho.

O animal é integrante da Regimento de Polícia Montada (RPMon) da PMDF. Além dele, outros 198 cavalos fazem parte do regimento, juntamente com 229 policiais da ativa.

Cavalo da PM que foi ferido em atos golpistas volta ao trabalho
Cavalo da PM que foi ferido em atos golpistas volta ao trabalho

Na ocasião, outros animais e militarem foram alvos de agressões por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Eles foram recebidos com golpes de porrete e de mastros de bandeira.

O RPMon possui três esquadrões voltados para o policiamento comum e batalhão de choque. Eles estão distribuídos no Parque da Cidade, onde fica o comando do regimento que trabalha para o controle de distúrbios civis, e no Riacho Fundo I, com os demais batalhões.

Além da atuação no policiamento, os cavalos também participam de trabalhos sociais gratuitos para toda a sociedade.

Por Felipe Torres e Paulo Toledo Piza

Fonte: Metrópoles


Nota do Olhar Animal: Lamentável que animais sejam explorados por forças de segurança. Além dos maus-tratos corriqueiros (uso de embocadura por exemplo), estes cavalos são expostos a situações de risco, evidenciadas neste caso. Começou a tramitar no Congresso um projeto de lei que pretende abolir o uso de animais para este fim. Veja abaixo.

Projeto de lei federal pretende proibir uso de cavalos em operações policiais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.