Cavalo é abatido após lesão em apresentação em prova de hipismo das Olimpíadas de Tóquio

Cavalo é abatido após lesão em apresentação em prova de hipismo das Olimpíadas de Tóquio
Cavalo Jet Set competindo nas Olimpíadas de Tóquio — Foto: Leon Neal/Getty Images

O cavalo suíço Jet Set, montado por Robin Godel, foi sacrificado após sofrer uma lesão em uma prova de Hipismo CCE neste domingo. O animal, que já tinha 14 anos de idade, se lesionou no último obstáculo aquático da prova, o que o deixou manco.

O cavalo recebeu atendimento veterinário na hora e foi levado de ambulância para uma clínica no local. Jet Set sofreu uma lesão irreparável de ruptura de ligamento, perto do casco do membro inferior direito. Em conjunto com o tutor do animal e o cavaleiro foi tomada a decisão de sacrificá-lo.

A Federação Internacional de Hipismo lamentou a morte do animal em um pronunciamento oficial. O cavaleiro Robin Godel postou em suas redes sociais uma despedida à Jet Set.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Robin Godel (@robin.godel)

– Em um galope a poucos saltos da chegada, a lesão nos obrigou a deixá-lo ir. Jet era um cavalo extraordinário e mais uma vez estava fazendo uma volta magnífica. Ele partiu para fazer o que mais gosta: galopar e voar sobre os obstáculos. – postou Godel

A Federação Internacional de Hipismo alega que todos os protocolos necessários foram seguidos para que seja realizada uma autópsia no animal.

Fonte: Globo Esporte


Nota do Olhar Animal: O que o hipismo chama de “lesão irreversível” é uma lesão que não permite aos tutores continuar explorando o cavalo em provas de hipismo e, para eles, motivo suficiente para assassinar o animal. Santuários, como o Abraço Animal e o Filhos de Shanti, cuidam de vários cavalos com “lesões irreversíveis” e que vivem muito bem, alguns com cuidados especiais permanentes, como fisioterapia etc. O tutores de cavalos usados no hipismo, no turfe e em outras formas de exploração dos cavalos dispõe da vida desses animais como se fossem meras máquinas: quebrou, joga fora.

Freio na boca do cavalo serve para quê? Explicações de Alexander Nevzorov

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.