Cavalo é encontrado caído e amarrado pelas patas em estrada vicinal de Palmas, TO; vídeo

Cavalo é encontrado caído e amarrado pelas patas em estrada vicinal de Palmas, TO; vídeo
Animal foi encontrado amarrado pelas patas e pescoço — Foto: Divulgação/Rubiannizyo Lima

Moradores encontraram, neste domingo (16), um cavalo em situação de abandono em uma estrada vicinal na região sul de Palmas. O animal foi visto caído no chão e amarrado pelas patas e pescoço em uma cerca. O animal foi resgatado por moradores. (Veja o vídeo)

VÍDEO: Animal foi abandonado amarrado pelas patas em uma cerca

O técnico em telefonia, Rubiannizyo Lima foi quem encontrou o animal na estrada que dá acesso à praia dos Buritis. Ele disse que precisou da ajuda de vizinhos para levantar o bicho, que, além de amarrado, estava fraco por causa do calor. Os nós deixaram ferimentos nas patas do animal.

“Estava passando e vi ele lá amarrado. Desatei os nós, pedi água numa casa e dei em um balde para ele. Ele melhorou, levamos ele para a sombra e deixei ele solto e comendo. Estava ferido no lugar em que estava amarrado”, disse o homem.

Moradores da região disseram que viram crianças montadas no animal momentos antes dele ser abandonado. Até a publicação desta matéria não havia informações sobre o proprietário do cavalo.

A Polícia Militar (PM) informou que foi chamada ao local juntamente com a Guarda Metropolitana, mas o animal já estava solto e a ocorrência não foi registrada.

Casos de maus-tratos

Nos últimos dias foram registrados casos de maus-tratos a animais no Tocantins. Um deles foi o da cadela que levou marretadas na cabeça e teve o corpo pintado de vermelho para disfarçar o sangramento. O caso repercutiu nas redes sociais.

Na época o agressor confessou o crime e disse que atacou o animal em “momento de raiva”. A cadela foi resgatada por uma estudante que fez uma vaquinha online para custear o tratamento. Princesa, como é chamada, recebeu alta na última quinta-feira (13) e ganhou um novo lar.

No último dia 5 de dezembro um cachorro foi resgatado por agentes da Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente em Palmas. O animal foi abandonado na porta de uma casa depois que o dono se mudou. O bicho foi levado para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foi diagnosticado leishmaniose, conhecida como calazar, e sacrificado.

Já na última semana de novembro, moradores de Taquaralto, na região sul de Palmas, se uniram para resgatar uma mula que havia sido abandonada em um terreno baldio. Ela estava fraca e não conseguia se levantar. O animal foi resgatado, recebeu tratamento de voluntários e ganhou nome de ‘Fartura’.

Cordas deixaram ferimentos nas patas do cavalo — Foto: Divulgação/Rubiannizyo Lima
Cordas deixaram ferimentos nas patas do cavalo — Foto: Divulgação/Rubiannizyo Lima

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.