Cavalo é encontrado morto com as patas amarradas e moradores denunciam maus-tratos

Cavalo é encontrado morto com as patas amarradas e moradores denunciam maus-tratos

Um cavalo foi encontrado com as patas amarradas e morto próximo a um canavial na divisa entre Rio Claro e Corumbataí, em SP.

A cena chamou a atenção de moradores da região, que resolveram procurar a reportagem do Jornal Cidade para relatar a situação de maus-tratos.

“É inaceitável que alguém faça isso com um animal e saia impune. Já sabemos quem é o responsável por essa crueldade e já sabemos também que não é a primeira vez que comete maus-tratos contra animais. Outras informações dão conta também de que onde ele mora, em um assentamento em Corumbataí, existem outros animais que se encontram em situação precária”, disse uma das testemunhas, que pediu anonimato à reportagem com medo de represálias por parte do autor dos fatos.

Em contato com o prefeito de Corumbataí, Leandro Martinez, o mesmo disse que nenhuma denúncia oficial chegou até a administração e de que se trata de um caso de polícia, informando que a população deve acionar as autoridades através do 190, mas mesmo assim se colocou à disposição para acompanhar os fatos e auxiliar no que puder.

A lei que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais foi sancionada em 2020 com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.

A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime. A nova lei cria um item específico para esses animais.

Fonte: Jornal Cidade


Nota do Olhar Animal: Diferente do que diz a matéria, o agravamento da pena alcança apenas crimes cometidos contra cães e gatos, não contra cavalos ou outros animais.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.