Cavalo é resgatado após trabalho conjunto entre Prefeitura e Bombeiros de Itupeva, SP

Cavalo é resgatado após trabalho conjunto entre Prefeitura e Bombeiros de Itupeva, SP

A queda de um cavalo em uma vala de escoamento de água, sob uma ponte na região do bairro Monte Serrat, em Itupeva, mobilizou funcionários da Prefeitura de Itupeva e do Corpo de Bombeiros da cidade, na manhã desta sexta-feira (23). Para o resgate, foi necessário inclusive o uso de um guindaste. O animal sofreu pequenas escoriações nas patas traseiras – o condutor da charrete que o cavalo tracionava não se feriu.

O chamado foi feito aos bombeiros e as equipes seguiram para até o local comandadas pelo subtenente Tenório. Rapidamente foram acionadas, também, as secretarias de Defesa Civil e de Infraestrutura e Manutenção da Cidade. O animal estava engatado a uma charrete, sob uma ponte existente no local do acidente (próximo a um manancial) – estrada municipal IVA 136.

Por conta de duas vigas de sustentação da ponte, com 1,30 metro de altura, a equipe de salvamento teve de utilizar uma técnica conhecida por “Teia/Agamarra” – método usado para imobilizar e deitar o animal sem machucá-lo.

O cavalo foi retirado da vala com a ajuda de um guindaste, envolto em uma cinta posicionada estrategicamente para não feri-lo. “Agradeço à Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade pela cooperação, além do brilhante trabalho do subtenente Tenório e equipe do Corpo de Bombeiros. As ações só se concretizam pelo trabalho conjunto de vários órgãos municipais”, comentou Marco Antônio Randa, secretário de Defesa Civil.

Fonte: Itupeva Agora

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.