Cavalo é resgatado perto do Parque Buracão, mas não resiste e morre em Assis, SP

Cavalo é resgatado perto do Parque Buracão, mas não resiste e morre em Assis, SP
Cavalo foi resgatado pelas equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Na noite desta sexta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente recebeu um chamado para verificar a situação de um cavalo abandonado nas proximidades do Parque Buracão, em Assis.

O secretário Fábio Nossack atendeu à solicitação do vice-prefeito Márcio Veterinário e foi presencialmente até o local para averiguar o que estava acontecendo. agonizando nas proximidades do Parque Buracão.

Animal foi medicado, mas não resistiu
Animal foi medicado, mas não resistiu

“Fui acionado e, comparecendo ao local, verifiquei que se tratava de um cavalo idoso que estava bastante debilitado, moribundo, magro e com fome. Ele até conseguiu ficar em pé com o apoio do caminhão munk, mas havia ficado deitado por muitas horas, o que para um cavalo é um problema, pois pressiona seus pulmões”, afirma.

Nossack conta que as equipes se mobilizaram e fizeram a recolha do cavalo até o Posto de Monta da Prefeitura de Assis, mas não resistiu.

“Recolhemos o animal e o levamos para ser tratado. Demos água, vitamina, soro, mas infelizmente ele não resistiu e morreu no domingo por volta das 12h. Aproveitamos a oportunidade para reforçarmos que a Lei de Crimes Ambientais prevê o abandono de animais como crime, com pena prevista de detenção de 15 dias a 6 meses ou multa. Nós estamos fiscalizando os proprietários e contamos com a colaboração de cada um, para evitar que casos como esses se repitam”, acrescenta.

Ele chegou a ficar em pé, mas estava bastante debilitado
Ele chegou a ficar em pé, mas estava bastante debilitado

O secretário também orienta que, em casos semelhantes, a Polícia Militar seja acionada. Dessa forma, o proprietário do animal pode ser qualificado diante de um eventual caso de maus tratos.

“A polícia é o órgão que vai efetivamente registrar essas ocorrências para os trâmites judiciais. A Secretaria deve ser acionada somente para o recolhimento de animais soltos em vias públicas. Em caso de animais que estão em poder do proprietário, dentro de imóveis e limites particulares, a Prefeitura não pode fazer o recolhimento sem determinação policial ou judicial”, finaliza.

Foto: Divulgação
Cavalo não resistiu e foi enterrado pelas equipes da Prefeitura de Assis – Foto: Divulgação

Fonte: AssisCity

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.