Cavalo em situação de maus-tratos é resgatado na ERS-734, em Rio Grande, RS

Cavalo em situação de maus-tratos é resgatado na ERS-734, em Rio Grande, RS

Na última sexta-feira (25), a Secretaria de Causa de Animal (SMCA) e o Comando Rodoviário da Brigada Militar realizaram o resgate de um cavalo que estava em frente a um posto de gasolina ERS – 734. De acordo com o secretário da SMCA, Anderson Santos, o animal estava na via preso a uma carroça e com claros sinais de maus-tratos.

Santos constatou a situação ao ver o tutor chicoteando o animal durante seu trajeto na via. Ainda, o cavalo estava sem ferraduras e com feridas no dorso. Após o resgate, o animal foi encaminhado para um abrigo providenciado pela Prefeitura do Rio Grande onde receberá serviço veterinário.

O tutor do cavalo foi lavrado por termo circunstanciado a ser encaminhado para Ministério Público para que este seja indiciado por maus-tratos.

De acordo com os secretário, as denúncias podem ser encaminhadas diretamente para Polícia Ambiental (Patram), para a Polícia Civil ou para a Brigada Militar. “Nos casos onde não tem flagrante, como no caso de sexta-feira, deve-se contatar a autoridade competente que irá fazer o flagrante e fazer os encaminhamentos legais. Mas situações onde é necessário a investigação, a denúncia deve ser através do registro de boletim de ocorrência na Polícia Civil ou para a Polícia Ambiental que vai fazer a investigação e identificando o crime irá contatar a nossa secretaria para laudar os maus-tratos e para receber o animal”, explica Santos.

Canais de denúncias:

Polícia Ambiental (PATRAM) – (53) 98428.7279
Polícia Civil – https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/

Fonte: Rio Grande Tem

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.